Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

EMPRESARIANDO: conheça um pouco mais sobre a nova empresa de calçados Rita Saito


Banner


(Foto: Valentim Fotografias)

Com o intuito inicial de proteger os pés, mas recebendo também preocupações a respeito da estética do material exposto (principalmente, devido à burocratização, a padronização, a industrialização e ao boom da ascensão social), os sapatos ganharam design, cores diferentes, tamanhos e estilos que se moldam de empresa para empresa.

Muitos empreendedores brasileiros têm investido na chamada Indústria do calçado, trazendo trabalhos regionais e fortalecendo a economia local. Alguns investem de maneira artesanal, como é o caso da empreendedora Rita Saito, dona da linha de calçados que leva seu nome.

COMO SURGIU

- Advertisement -
- Advertisement -

A linha Rita Saito Calçados surgiu, segundo a empresária, em meados de março de 2018. “Eu precisava fazer alguma coisa porque sempre fui ansiosa, muito elétrica, tenho muita energia. E aí pensei em algo para fazer, várias possibilidades surgiram, mas em destaque essa dos calçados”, conta ela em entrevista ao Folha.

- Advertisement -

Começando de forma tranquila, Rita afirma que não tinha pressa em expandir o negócio, mas as vendas começaram a tomar uma proporção desmedida e o sucesso acabou vindo naturalmente.

(Foto: Valentim Fotografias)

“Eu conversei com amigas, e acabei pensando em fabricar rasteirinhas de forma caseira, inicialmente sozinha. Então minha irmã apareceu e disse ‘não, eu te ajudo. Serei sua sócia’, e começamos do nada, as prensas e a estufa tudo no manual… e acabou sendo esse sucesso que é”, ela comemora com orgulho.

Rita Saito, moradora de Vilhena há dezoito anos, viu na cidade uma oportunidade de empreender seu sonho. Recentemente, a bela empresária entrou para o projeto que auxilia jovens empreendedores da cidade, o SEBRAE.

MOTIVOS E BENEFÍCIOS

“Decidi investir no ramo dos sapatos, principalmente femininos, por trazer essa característica: é um ambiente feminino, algo do qual eu faço parte. E acabam agradando a esse público os produtos como rasteirinhas, etc. Hoje elas são mais simples, mas logo mais teremos incrementos”, conta Rita sobre sua motivação para abrir uma linha de calçados.

Saito também aponta que investimentos em novos modelos, como saltos, sandálias, e até mesmo sapatos masculinos estão no horizonte que ela estuda para sua empresa. Até o momento, a linha traz sandálias de dedo, rasteirinhas de diversos modelos e cores, assim como mules (sapatos femininos característicos por serem fechados na região dos dedos e abertos no calcanhar).

O CRESCIMENTO

Com todo o trabalho manual e o crescimento da linha de calçados, a empresária relata que atualmente precisa da ajuda terceirizada para produzir algumas peças de sapato. Mesmo assim, ainda continua fabricando no seu estúdio onde mantém seus apetrechos de trabalho.

“Quando eu produzia tudo, já comprava prontas as peças separadamente, porque elas são um trabalho que envolve costura, corte de produtos mais resistentes. Atualmente eu mantenho essa prática, além da terceirização. Também passei a incrementar as sandálias com várias estampas, poá, xadrez, listras, etc.”

Com um estúdio de trabalho em casa, a empresária oferece seus produtos através das contas no Instagram (@ritasaitocalcados) e pela página do Facebook, que leva o mesmo nome.

Além disso, ela expandiu seu trabalho através das revendedoras espalhadas pelo Estado em cidades como Colorado D’Oeste, Cerejeiras, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé; em Mato Grosso, nas cidades de Juína, Colniza, Sinop, Nova União (distrito de Cotriguaçu); e no Paraná, em Arapongas e Siqueira Campos.

Revendedoras de diversos lugares do país, como Bahia e Amapá, também já buscam parceria com a empreendedora. No entanto, a dificuldade de envio dos produtos tem sido um dos motivos para adiar a expansão do serviço.

O FUTURO

(Foto: Valentim Fotografias)

Rita Saito, dona de um espírito virtuoso e uma força de vontade imensa, mostra-se inspirada com o sucesso que seu trabalho está conquistando. O espaço já alcançado pela linha parece pequeno, diante do que a empresária deseja conquistar ainda.

“Esse modelo de sapato é mais diferenciado do que outros locais oferecem. E eu oferto com um toque que deixa o produto ainda mais especial: um preço acessível, onde todos podem ter uma sandália da Rita Saito”, ela sorri ao mencionar um dos atributos da sua empresa.

Agradecendo a Deus, aos amigos e ao apoio incondicional de sua família em relação ao seu sonho, Rita terminou a entrevista gratificando também as jovens que espalham a linha Rita Saito pelo Brasil afora.

“Eu tenho só o que agradecer a todos, principalmente, às pessoas por estarem levando a Rita Saito para outras cidades e estados, contribuindo para o crescimento da empresa”.

 

Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Fotos: Valentim Fotografias

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z