Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prenderam nesta sexta-feira, 14, o deputado estadual eleito, Jair de Figueiredo Monte (PTC) e o ex-vereador Fernando Braga Serrão, o Fernando da Gata. Além dos dois, também foi decretada a prisão de outros três investigados, incluindo Alberto Ferreira Siqueira, o Beto Baba.
A ação de prisão dos dois foi comandada pelo delegado adjunto da Draco, Marcos Vinicius Alves. A determinação da prisão foi feita pelo juiz da Vara de Delito de Tóxicos, Glodner Luiz Pauletto. Jair Montes, segundo a polícia, não possui foro privilegiado por ainda não ter sido diplomado na Assembleia Legislativa Estadual, sendo assim deve cumprir a pena como preso comum.
As prisões foram resultados da Operação Apocalipse, realizada em 2013, em que os dois são suspeitos de comandar uma quadrilha que atuava no financiamento do tráfico de drogas, associação ao tráfico, estelionato e falsificação de documentos.
Jair Montes e Fernando da Gata devem ser transferidos para um presídio da capital, ainda na manhã desta sexta-feira, 14.
A defesa anunciou que vai recorrer imediatamente ao Tribunal de Justiça (TJ) por considerar absurda e ilegal a prisão.
Fonte: Rondoniagora