A Prefeitura de Vilhena está organizando uma grande mobilização no próximo dia 17 de dezembro, quando acontecerá o Dia D de Combate ao Caramujo Africano. A ação envolve todas secretarias e conta com a participação na conscientização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
A autarquia distribuirá 500 panfletos para alunos da rede municipal alertando sobre os perigos da proliferação dos caramujos e o “Dia D” da coleta dos moluscos.
A campanha iniciou após algumas reuniões provocadas pela equipe da Saúde, agora sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) com a colaboração de todas as pastas.
A missão imposta ao SAAE durante a campanha é imprimir 500 panfletos em forma de alerta e informação, que deverão ser entregues aos alunos para divulgação do “Dia D” de combate ao caramujo em Vilhena.
A ação está sendo divulgada também nos sites e mídias sociais, para que a campanha atinja o maior números de residências possíveis.
“Além dos caramujos, os moradores deverão observar a situação das limpezas de seus quintais, pois Vilhena já desponta a nível de estado como um dos municípios com maior infestação de mosquitos da dengue. É alarmante e a situação beira epidemia”, comentou Sueli Magalhães, diretora do Departamento de Projetos do SAAE.
Os caramujos coletados e devidamente embalados podem ser entregues por cada morador na escola mais próxima de sua casa no dia 17/12 das 07h00 até às 12 horas.
No mesmo dia, os moluscos coletados serão incinerados em algumas empresas parceiras.
“A partir do próximo ano, estamos trabalhando para que a campanha se torne mensalmente para enfim eliminarmos os caramujos da nossa cidade”, finalizou Sueli.
FONTE: SAAE