Clésio também irá descentralizar recursos para as direções das escolas em 2019
Em jantar oferecido aos profissionais da Educação, que aconteceu no salão do Parque de Exposições, na noite passada, dia 1° de novembro, o secretário de Educação Clésio Costa anunciou o início de pagamento de gratificação para os professores da rede municipal e a descentralização dos recursos para as escolas em 2019, duas reivindicações antigas do setor.
A noite foi regada de muita alegria, música ao vivo e boas surpresas. O momento mais comemorado, como seria de esperar, foi anúncio de gratificação aos professores. Apitos, gritos de comemoração e palmas tomaram o salão lotado.
“É um compromisso da gestão do Eduardo Japonês valorizarmos os nossos professores. A Semed já montou processo que estaremos encaminhando para a provação da Câmara Municipal. Acreditamos que será aceita de forma unânime. Prevemos essa novidade já para a folha de novembro”, revelou o professor Gilson Ferreira, assessor executivo do Gabinete do Prefeito.
Outra novidade é a descentralização de recursos, prevista para o ano letivo de 2019. Nesse modelo as escolas passarão a ter autonomia para gerenciar despesas das próprias escolas. O modelo de gestão já funciona, por exemplo, na rede estadual de ensino e será replicado aqui. “Acreditamos que só vai somar no processo de reestruturação da nossa rede de ensino”, pontuou o secretário de Educação, professor Clésio Costa, que também revelou que o processo de plano de carreira está sendo encaminhado para aprovação da Câmara Municipal já nas próximas seções.
O jantar de confraternização com tema havaiano mobilizou cerca 850 servidores da rede municipal de ensino. Foram distribuídos brindes doados por parceiros ao som de música animada. O evento foi o encerramento do Fórum de Educação que aconteceu entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro. Na ocasião também comemoraram o dia do Professor e do Servidor Público.
“Nós precisamos de valorização salarial, mas, também pessoal. E momentos como este são fundamentais, uma noite de diversão, para descontrair e revigorar nossos ânimos. Afinal nós merecemos!”, disse a professora Cristiane Ortiz.
Semcom