As eleições suplementares para os municípios de Rolim de Moura (RO) e Pimenta Bueno (RO), cidades da região da Zona da Mata, foram marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o dia 9 de dezembro.
O novo pleito foi determinado após os respectivos prefeitos e vices das regiões terem sido cassados. A ex-prefeita de Pimenta Bueno, Juliana Roque (PSB), afirmou que não concorrerá a nova eleição.
A decisão também tomada pelo prefeito afastado de Rolim de Moura, Luiz Ademir Schock, conhecido como Luizão do Trento (PSDB). Ambos recorreram em Brasília contra o processo que determinou novas eleições. Eles aguardam o julgamento.
Sobre a decisão do TRE, Juliana afirma que já existe um recurso em Brasília, aguardando para ser julgado. No entanto, é um recurso que não tem data prevista.
“Nós já entendemos a decisão da Justiça. Meus advogados recorreram com o pedido de liminar, não por causa da eleição em si, mas da decisão que houve do TRE em Rondônia. Há um recurso que pode ser julgado a qualquer momento e cancelar as novas eleições, mas não foi para isso que recorremos”, explicou Juliana.
Questionada se vai se candidatar ao cargo de prefeita novamente, Juliana Roque negou.
Já a assessoria do ex-prefeito Luizão do Trento também afirmou que existe um recurso contra o processo que ainda não foi julgado. Ele pode anular ou não as novas eleições. Diante disso, o político preferiu não arriscar uma nova candidatura e ter a chapa cassada.
Cassações
Em Pimenta Bueno, Juliana Roque e Luiz Henrique foram cassados por supostamente terem contratado quatro ‘formiguinhas’ e não terem prestado contas desse serviço, além disso teriam recebido uma doação ilegal no valor de R$ 6 mil.
Já em Rolim de Moura o motivo da punição, segundo o TRE, é pelo suposto uso de recursos de pessoas jurídicas, de forma direta e indireta, a captação ilícita de recurso para fins eleitorais e ‘caixa dois’ na campanha de 2016 do prefeito Luizão do Trento e do vice, Fabrício Melo de Almeida (PSD).
Calendário das eleições
Segundo divulgado pelo TRE, nos dias 5 e 6 de novembro deve acontecer as convenções partidárias – quando os candidatos e coligações devem ser apresentadas. Já no dia 8 do mesmo mês, iniciam as propagandas eleitorais que devem ser veiculadas até o dia 8 de dezembro.
No domingo, dia 9 de dezembro, acontecem as eleições das 8h às 17h. A diplomação dos candidatos eleitos deve ser feita até o dia 20 de janeiro de 2019.
Fonte: G1/RO