Colocado pelos institutos de pesquisas durante o primeiro turno das eleições gerais na quarta colocação, com apenas 4% das intenções de votos, o Coronel Marcos Rocha (PSL) desbancou nomes fortes do cenário político e chegou ao segundo turno cotado como o preferido dos eleitores para ocupar, a partir do dia 01 de janeiro de 2019, o cargo de governador do estado de Rondônia.
Neste domingo, 28 de outubro, segundo turno das eleições, Rocha que votou e acompanhou a apuração dos votos em Porto Velho, venceu com 66.34% dos votos ao seu oponente Expedito Junior (PSDB) que já foi Senador da República.
Rondônia, atualmente, tem 1.175.1723 eleitores aptos a votar nos 52 municípios do Estado, e em cada um deles, o Coronel Marcos Rocha venceu o candidato tucano. Assim, obteve 530.188 votos, 346.497 votos a mais que no primeiro turno, quando conseguiu 183.691 votos.
Marcos Rocha é natural do Rio de Janeiro (RJ) e tem 50 anos. É casado com Luana Oliveira Santos e tem dois filhos.
Ingressou na carreira militar em 1989, quando foi aprovado em concurso público da PM do estado. Foi também diretor de escola militar em Porto Velho e secretário municipal de educação na capital.
Em dezembro de 2014 ele assumiu o cargo titular na Secretária de Estado da Justiça (Sejus) e seguiu na pasta até 2017. Marcos Rocha também já foi professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e em uma faculdade particular da capital.
Esta é a primeira vez que ele concorre a uma vaga no poder executivo, e para isso se filiou ao partido PSL, o mesmo que conseguiu eleger Jair Bolsonaro a presidente da República.
Veja como votou cada município
Texto: Redação FV Foto: Reprodução Facebook Fonte: Folha de Vilhena