A cidade de Vilhena (RO) inaugura, no dia 22 de outubro, o Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia (LAPC) e o Laboratório de Patologia Bucal e Maxilo Facial (LPB) – que já funcionam no Hospital de Câncer de Mato Grosso atualmente. Os laboratórios vão trabalhar com diagnóstico imediato de tumores em Vilhena e região, entre outros serviços.
Para marcar a chegada na cidade, a equipe de especialistas dos laboratórios fará uma palestra gratuita sobre “Neoplasias e a importância da fase pré-analítica das peças cirúrgicas” – para tratar dos principais tipos de câncer, biópsias e diagnósticos. A palestra, que acontecerá na prefeitura de Vilhena, das 19h às 22h, é voltada para médicos, dentistas e estudantes da área de saúde. Os palestrantes serão: Carlos Aburad, médico patologista; Artur Aburad, médico patologista e cirurgião-dentista e Arlindo Aburad, patologista bucal e cirurgião-dentista.
A equipe dos laboratórios, que são referência em diagnósticos de câncer em Mato Grosso, vai discutir no evento a técnica conhecida como biópsia por congelação, entre outros assuntos. Para se ter uma ideia, geralmente, um diagnóstico tradicional demora de 15 a 20 dias para ficar pronto, o que causa angústia em pacientes e familiares. Com a técnica aplicada pelos médicos Carlos Aburad e Artur Aburad, e o dentista Arlindo Aburad, o resultado do diagnóstico é informado no momento da cirurgia do paciente.
“Faremos parcerias com cirurgiões médicos e dentistas locais para que pacientes não precisem se deslocar para outras regiões quando precisarem passar por cirurgias de tumores. Os médicos e dentistas farão a cirurgias e trabalharemos com o diagnóstico imediato”, explica o médico patologista Carlos Aburad. Ele lembra que, além do resultado rápido do diagnóstico, o paciente ainda evitará custos de deslocamento para outras regiões com o serviço oferecido pelos laboratórios.
Os laboratórios irão oferecer, ainda, serviços de patologia cirúrgica, anatomia patológica, exame preventivo de boca e de colo uterino, PAAF – Punção Aspirativa por Agulha Fina e imunohistoquímica.
O LPB e o LAPC estão localizados na Rua Gonçalves Dias, nº 191 – Centro, Sala 3, Edifício Saint Germain, em Vilhena.
Trajetória e equipe
O Laboratório de Patologia Bucal (LPB) começou suas atividades, no ano de 2007, no Hospital de Câncer de Mato Grosso. Desde 2015, o LPB trabalha conjuntamente com o Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia (LAPC) do Hospital de Câncer de Mato Grosso. Em um projeto de expansão, os laboratórios abriram unidades em Sorriso (MT) e em Vilhena (RO).
Arlindo Aburad é dentista, fez graduação na Unic (Universidade de Cuiabá) e doutorado em Patologia Bucal na USP (Universidade de São Paulo). Artur Aburad é dentista e médico, fez as duas graduações na Unic (Universidade de Cuiabá), doutorado em Patologia Bucal na USP (Universidade de São Paulo) e residência no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Carlos Aburad é médico, fez graduação na Universidade José do Rosário Vellano em Alfenas (MG) e residência no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.
Fonte: Assessoria