A prática de roubos de celulares vem se tornando uma constante no meio social de Vilhena, prova disso são os vários registros realizados na Delegacia de Polícia local, como o caso das ocorrências na noite de segunda (15) e de terça-feira (16) de outubro, em vias públicas da cidade.
O primeiro roubo aconteceu na noite desta segunda-feira, em uma via pública do Bairro Jardim Eldorado. Segundo relato da vítima, essa estava transitando na rua quando um indivíduo de características comuns em uma motocicleta preta se aproximou e anunciou o roubo, apresentando um volume embaixo da blusa. O homem pegou o aparelho celular smartphone Samsung, fugindo logo após. Os policiais que atenderam a ocorrência fizeram buscas no entorno, mas não encontraram nenhum suspeito.
O segundo caso aconteceu já na tarde de ontem (terça-feira), quando duas vítimas saiam do colégio e foram abordadas por dois adolescentes com características e roupas comuns em bicicletas, sendo que um deles portava uma faca que usou para ameaçar as vítimas. Um aparelho Galaxy A3 preto e outro LG K10 dourado foram levados pelos adolescentes antes de fugirem sentido Bairro Cristo Rei.
Nos dois casos a ocorrência foi registrada na Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) de Vilhena, para que medidas cabíveis sejam tomadas posteriormente.
PREVENÇÃO
Embora haja patrulhas policiais nas ruas, fazendo rondas e vigiando a cidade, crimes como roubos de celulares acontecem em questão de minutos em vários pontos do município, de forma que nem sempre a polícia estará por perto para impedir um crime ou auxiliar na prisão de um bandido.
Tendo isso em vista, alguns cuidados podem ser tomados pela população ao sair nas ruas, buscando evitar e prevenir que tais situações se tornem viáveis e que uma pessoa seja alvo fácil para os meliantes.
Evite andar desacompanhado altas horas da noite ou em locais pouco movimentados, embora abordagens a duplas ou grupos aconteçam, estar sozinho pode te fazer um alvo mais fácil ainda. Evite carregar o aparelho celular no bolso, ou em algum lugar onde fique visível que você carrega um, isso chama a atenção de qualquer meliante que queira cometer algum roubo, e serve também para prevenir furtos.
Para mulheres que costumam carregar bolsa de mão, uma dica é colocar a peça em transversal na frente do corpo, isso evita que ladrões passem correndo e lhe tomem o objeto à força num momento de descuido. Evitar portar grandes quantias em dinheiro nas ruas também é um bom preventivo, mas caso seja estritamente necessário, procure se dirigir imediatamente ao local onde possa guardar o valor em segurança.
Fones de ouvido também são alerta “luminosos” para bandidos, que saberão quando você está com um celular. Evite usar fones em situações onde esteja sozinho em horas avançadas ou lugares ermos, até mesmo durante o dia a prática frequente é perigosa.
Pequenos cuidados simples podem prevenir que você seja alvo de bandidos. Mas se for abordado, não reaja e procure se manter calmo, nervosismo e reação brusca podem resultar em respostas agressivas perigosas por parte dos meliantes.
Texto: Mizellen Amaral Foto: Ilustrativa Fonte: Folha de Vilhena