Um grupo de pessoas esteve na manhã desta quarta-feira (5) em frente à Câmara dos Vereadores de Vilhena protestando contra a posse do empresário José Garcia da Silva. O 1° suplente da vereadora Valdete Savaris (PPS) foi convocado após a parlamentar pedir afastamento de 90 dias por motivos de saúde.
Os manifestantes protestaram contra o retorno do ex-vereador Garcia à Casa de Leis, que foi condenado com mais cinco ex-vereadores da cidade por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em abril deste ano. Eles são acusados de pedir propina para aprovar loteamentos no município.
Na data, Garcia foi condenado pela 1ª Vara Criminal de Vilhena a uma pena de 15 anos e 4 meses de reclusão e mais 75 dias-multas, no valor de 1/2 do salário mínimo da época. No entanto, ele acabou tendo o direito de recorrer em liberdade.
Para assumir o cargo de vereador, é necessário que Garcia entregue até nesta quarta-feira (5) a sua documentação. O prazo que encerra hoje (5), foi estipulado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena, no dia 21 de agosto.
Caso Garcia não cumpra o prazo, o 2° suplente Israel Maciel Sousa, o “Ziguinho”, deve ser convocado em breve. Ambos conseguiram os mesmos votos na última eleição em 2016, mas por questões de idade, Garcia foi convocado primeiro.
Salário
Se Garcia tomar posse do cargo de vereador, possivelmente não poderá exercer o mandato devido aos processos que responde na justiça. No entanto, ele deve receber o salário, igual ao caso de Marcos Cabeludo que recebe sem ir à Câmara.
De volta ao cargo
Segundo a Portaria nº 266, a vereadora Professora Valdete voltará ao cargo de vereadora no dia 29 de outubro.
Texto: Redação Fv
Fonte: Folha de Vilhena
Foto e vídeo: Internauta