Há três anos sem receber equipamentos adequados para desempenhar suas funções, as merendeiras e profissionais das cozinhas da rede municipal de ensino ganharam 111 kits compostos por um par de sapatos, duas camisetas, duas toucas e dois aventais cada.
“Todas as servidoras foram contempladas com o kit. Agora que foram entregues em todas as unidades, vamos fiscalizar o uso do uniforme dentro das cozinhas. Os itens possibilitam maior segurança e higiene na manipulação de alimentos”, afirmou o secretário de Educação, professor Clésio Costa, que ressaltou ainda que a aquisição desses itens passará a ser contínua, para que os servidores não fiquem tanto tempo desassistidos.
A uniformização também surge da necessidade de atender normas da vigilância sanitária, exigidas pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE). “Não é só padronização. Para contemplar a segurança alimentar, é obrigatório o uso dos itens disponibilizados”, afirmou Luciane Dalazem, nutricionista, responsável pelo departamento da Merenda, na Semed.
CONTROLE DE QUALIDADE – A Semed também deu início ao encaminhamento de hipoclorito para desinfetar alimentos e água nesta semana. Para tanto a secretaria irá agendar nova formação sobre higienização de folhosos e utilização do produto, em todas as escolas.
“Recebemos hipoclorito, assim como todas as escolas. Com isso todas as folhas serão devidamente higienizadas antes do consumo. Também realizamos uma vistoria e limpeza geral aos arredores da cozinha para garantir a segurança alimentar no que for servido na escola”, afirmou o diretor da escola Marcos Donadon, Walmir de Farias Junior.
Fonte: Assessoria