Quatro detentos fugiram do Centro de Ressocialização de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, na noite da última segunda-feira (6). Conforme a unidade prisional, a fuga aconteceu após uma distribuição de água aos presos quando os detentos que cumpriam pena na mesma cela serraram as grades. As imagens dos fugitivos foram divulgadas pela unidade.
Desde que foi inaugurada, no final de julho de 2017, esta foi a sétima fuga de presos registrada na unidade prisional que custou R$ 10 milhões aos cofres públicos.
De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes penitenciários realizaram a distribuição de água aos detentos por volta das 20h45. Em seguida, o alarme da guarita cinco disparou e os agentes começaram a efetuar alguns disparos para avisar que presos tinha saído da cela B9.
Os agentes foram até o pátio, se depararam com alguns detentos escalando as grades de proteção e efetuaram disparos de arma não letal para tentar evitar a fuga, mas não conseguiram impedir a ação.
Após a evasão, todos os detentos que estava na cela foram levados até para a quadra e durante uma contagem foi constatado a falta de três detentos.
Já na manhã desta terça-feira (7), uma nova contagem foi realizada e foi constatada a falta de outro preso, totalizando quatro fugitivos. Após a conferência no pavilhão B2, os presos retornaram às celas.
As informações sobre a fuga com a identificação dos apenados que fugiram foi registrado na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Ariquemes. Uma perícia deve ser realizada na cela onde os fugitivos estavam.
Fugitivos
A unidade prisional do município informou que os detentos que fugiram são Emerson Pio, de 31 anos; Leandro de Melo Cunha, 31 anos; Nelson Oliveira dos Santos, 33 anos e Stanley Silva Souza, de 31 anos.
Nenhum dos presos foram recapturados até a manhã desta terça-feira. Qualquer informação sobre os fugitivos podem ser informadas de maneira anônima nos telefones da Polícia Civil, 197 e no da Polícia Militar, 190.
Histórico de Fugas
Esta foi a sétima fuga de presos registrada no novo presídio de Ariquemes, inaugurada em 27 de julho de 2017. A construção iniciou em 2008 e a previsão era de ser entregue em 2010, mas só foi entregue sete ano depois.
Uma semana após ser inaugurado, 11 presos serraram as grades de duas celas e fugiram da unidade prisional. No dia 17 de agosto de 2017, outros dois presos fugiram da unidade prisional.
Em setembro, mais 15 presos conseguiram sair das celas durante a noite e fugiram do presídio. Todos os detentos estavam na mesma cela e fugiram após serrar as grades.
A quarta fuga de presos registrada na unidade prisional aconteceu na noite do dia 11 de outubro, onde quatro detentos fugiram da unidade.
Em novembro de 2017, outros sete detentos fugiram do presídio depois de serrarem as grades da cela onde estavam. Eles entraram em uma área de floresta, que fica próxima a unidade, o que dificultou o trabalho de recaptura dos detentos.
Em maio deste ano, oito detentos que estavam na cela B2 fugiram do centro de ressocialização depois de serraram as grades. Os presos escaparam após escalar e pular as três cercas de proteção da unidade prisional. Pedaços de uniformes dos detentos que fugiram ficaram enroscados nas concertinas e outras ficaram no chão.
Fonte: G1/RO