Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 30 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Pré-candidatos da Rede querem afastar a velha política e incentivar novos modelos políticos

- anúncio-

Um dos partidos que vem crescendo e ganhando força com o passar dos anos, é a Rede Sustentabilidade. Fundado oficialmente no dia 16 de fevereiro de 2013, a Rede que já tem militantes em todo o Brasil busca incentivar novas maneiras de fazer política e, dessa forma mudar o atual cenário político eleitoral brasileiro.

Atualmente, em Rondônia, a Rede conta com 200 militantes e dezenas de apoiadores e voluntários. Contudo, esse número pode mudar rapidamente devido às novas filiações que estão acontecendo no Estado.

- Advertisement -
- Advertisement -

Para falar um pouco sobre a atuação da Rede nas eleições de outubro próximo, visitaram a redação do FOLHA, o porta-voz do partido e presidente estadual, Marcio Reis, os pré-candidatos aos cargos majoritários – Governo e Senado – Vinicius Raduan Miguel e Aluízio Vidal, respectivamente, bem como o pré-candidato a deputado estadual, Thiago Lins.

- Advertisement -

CARA NOVA

Uma das apostas da Rede Sustentabilidade para as eleições deste ano, é o advogado e professor universitário, Vinicius Raduan, de 33 anos. Com um currículo rico e uma robusta trajetória na proteção dos Direitos Humanos e na Defesa das Crianças e Adolescentes, o pré-candidato ao governo de Rondônia, que é estreante na política, busca a construção de novos caminhos que mudem o atual cenário político o qual vem se desgastando.

Filiado à Rede desde agosto de 2017, o pré-candidato mencionou durante entrevista que, o partido em que milita há pouco menos de um ano – no ponto de vista dele – é o melhor partido do Brasil, pelo engajamento, identidade e competência das pessoas que fazem parte do movimento. “Hoje em Rondônia, a Rede está congregando um maior número de pessoas íntegras, competentes, honestas e intencionadas em fazer mudanças, ainda que extraparlamentares”, diz Vinicius que logo destacou que já esteve visitando a cidade Portal da Amazônia no ano passado.

Há algum tempo a Rede queria ter um candidato ao governo com um perfil que se encaixe aos ideais do partido. Dito perfil teria que ser ficha limpa, academicamente preparado, sensível às demandas sociais e, sobretudo, que não tivesse projetos pessoais. Foi assim que surgiu o nome de Vinicius Raduan, um jovem conhecido no âmbito universitário, respeitado e muito bem relacionado na capital do Estado – Porto Velho.

Nessa nova caminhada, o pré-candidato que deverá ter sua candidatura confirmada no dia 03 de agosto, durante a convenção partidária em Porto Velho, em local ainda a ser definido, comentou também que, está priorizando as atividades de corpo-a-corpo, e que os meios de comunicação, bem como as redes sociais – que é uma ferramenta importante para discussões e manifestações políticas – estão ajudando muito a disseminar seu nome pelos 52 municípios do Estado neste novo projeto partidário que vem sendo analisado há um bom tempo.

JOVENS TÊM PARTICIPAÇÕES ATIVAS

Para o pré-candidato a deputado estadual, Thiago Lins, a Rede Sustentabilidade tem uma proposta diferente de fazer política, e, é através desse novo formato que o partido está atraindo cada vez mais jovens. “A Rede traz temas interessantes sobre as perspectivas ambientais, sociais e econômicas. Neles, os jovens conseguem discutir e debater com outras pessoas que têm opiniões diferentes”, pontuou.

Lins também mencionou que está acontecendo um fenômeno durante as pré-campanhas. Nele, segundo o pré-candidato, militantes de outros partidos buscam refúgio em partidos que tenham propostas de mudanças.

CARGOS MAJORITÁRIOS E PROPORCIONAIS

Um dos pontos tratados na entrevista foi com relação aos cargos que serão disputados pelo partido político em outubro.

De acordo com o presidente da Rede em Rondônia, Marcio Reis, existe uma previsão estatutária que define os critérios, bem como os cargos majoritários e proporcionais. Sendo assim, o Diretório Nacional baixou uma Resolução, e nele autorizou o diretório estadual (também chamado de elo estadual) a presentar pré-candidaturas aos cargos majoritários (Governo e Senado), que após reunião entre os dirigentes ficou decidido que, Vinicius Raduan e Aluízio Vidal, seriam os nomes perfeitos para esses cargos.

Se por um lado, Raduan é um novo nome que os eleitores começarão a conhecer, por outro lado, Vidal já é conhecido no cenário. Ele em 2012, foi candidato a prefeito de Porto Velho e em 2014 concorreu à vaga de Senador. Naquele ano, ele teve uma votação expressiva.

E AS ALIANÇAS POLÍTICAS?

Quanto às alianças, Reis disse ainda que, o mesmo documento autorizou o elo estadual a discutir com partidos políticos a composição de futuras alianças. “Até o momento já temos definido os nomes para os cargos majoritários, entretanto, as proporcionais para escolha dos nomes aos cargos de deputados estaduais e federais somente serão definidas na convenção partidária. Assim, a quantidade de vagas vai depender muito das alianças que fizermos. Até o momento, o partido PPS já apertou as mãos com a Rede, e irá trazer o nome de Jayme Gilmar Kaleb de Rolim de Moura, como pré-candidato a vice governador”, salientou.

Marcio Reis destacou também que, a Rede antes de agregar outros partidos políticos ao projeto, será levado em conta se tais partidos tem propostas voltadas para os anseios da sociedade, e não apenas do partido ou de algum político em específico. “A metodologia que queremos adotar quanto às alianças não é a quantidade, mas, a qualidade. Queremos afastar a velha política e ver a possibilidade de algo novo, com muita qualidade. No partido os jovens usam muito o termo, a Rede surgiu para hackear a política, para assim tirar aquilo de tem de ruim nela”, ponderou o presidente estadual da Rede.

Até o momento a Rede conta com três diretórios municipais. Em Vilhena ainda não há um elo, mas de acordo com Marcio Reis, assim que terminar as eleições irão ser criados diretórios para que o partido cresça com qualidade.

Ainda nesta semana, os pré-candidatos estarão visitando os municípios de Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura e Ji-Paraná.

 

Texto e foto: Redação FV

Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas