O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Vilhena, através de um projeto pedagógico cultural, estará promovendo na noite dessa sexta-feira (29) a partir das 19h30min um Sarau de Música MPB em homenagem ao cantor Milton Santos, com entrada gratuita nas dependências do local.
Segundo a idealizadora do projeto, professora Ana Neri Paula Assis, “o sarau surgiu há seis anos, quando a escola viu a necessidade de investir em música de boa qualidade, como no MPB. Nós temos uma equipe de professores que são muito atentos à literatura, então nos reunimos e comentamos que poderíamos começar a investir nessas ações de MPB, porque os alunos o tempo todo estão ouvindo músicas muito corriqueiras”.
Toda a escola está envolvida na produção do evento, com cinquenta alunos que apresentarão paráfrases escolhidas por meio de uma votação para serem recitadas, um coral cantando a música em homenagem ao cantor Milton Nascimento, Coração de Estudante.
Pamela da Silva, Emanueli Pereira e Nubia da Silva, alunas do terceiro ano que participarão do coral, disseram em entrevista ao FOLHA que ensaiaram a música em grupo por pelo menos três semanas, visando um ótimo desempenho durante a apresentação.
“A experiência é muito boa, pois nos temos o privilégio de participar e conhecer cantores como Milton Nascimento”, falou Pâmela, sendo complementada por Emanueli, que enfatizou: “É um conhecimento que pode ser usado como estudante e que podemos levar para a vida”.
De acordo com Ana Neris, outros sarais já haviam sido organizados trazendo personalidades como Dorival Caim, Vinicius de Moraes, Elis Regina, Toquinho e Caetano Veloso. Esse ano Milton Nascimento – escolhido através de outra votação promovida no âmbito escolar – ganhou por apenas um ponto de Tim Maia.
O movimento é organizado de forma que os alunos estudem a biografia da personalidade que estão apresentando, trazendo aspectos importantes de sua vida. Um próximo evento semelhante já tem um artista definido (Monteiro Lobato), cujas obras e vida já estão sendo estudadas desde abril desse ano.
Ana Neris encerrou a entrevista convidando toda a população a prestigiar o evento, que será aberto, e conhecer tanto a personalidade de Milton Nascimento quanto o trabalho pedagógico desenvolvido pelo colégio.
Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Fotos: Folha de Vilhena