Após Operação conjunta deflagrada pela Polícia Militar, Ambiental e Polícia Rodoviária Federal (PRF), no último final de semana, na estrada que dá acesso ao Aeroporto Brigadeiro Camarão, em Vilhena, a qual resultou na apreensão de três veículos com som irregular no porta malas e dois com reboques (paredão de som), um grupo de jovens por meio das redes sociais – Facebook e WhatsApp – está agendando uma reunião para organizar uma manifestação a favor do uso do som automotivo na cidade. Há também quem não apoie essa iniciativa e está usando o mesmo canal para reprová-la.
Uma imagem com a seguinte frase: “Som automotivo não é crime, queremos local adequado”, as pessoas que estão à frente do movimento, convidam outros a estarem presentes no domingo, 01 de julho, às 14h30min na Praça onde está localizada a base da Polícia de Trânsito (P-Tran) para participem da reunião.
Junto com a imagem publicada, o grupo elencou cinco regras a serem seguidas no dia, sendo elas: ir todo mundo de preto; não ligar o som para não atrapalhar o movimento; levar documentação quem já foi prejudicado; cartazes, faixas, bandeiras, etc. estão liberados e por último levar 1 kg de alimento não perecível que será doado para alguma instituição.
O grupo também está cobrando nas redes sociais, um posicionamento de um vereador que, em época de eleição prometeu que os jovens teriam um local adequado na cidade para se divertirem aos finais de semana. Segundo eles, a cidade precisa de um local reservado para eventos e de livre utilização para o referido som automotivo sem que perturbe moradores e comércios. Assim, propõem que a prefeitura com aval dos vereadores liberem um local para tal fim.
Ao FOLHA um dos organizadores explicou que, na reunião o grupo irá discutir junto com outras pessoas a criação de um Projeto de Lei que regulamente o uso do som automotivo na cidade de Vilhena. Ele explica também que, o movimento será totalmente pacífico, uma vez que não concordam com atos ilícitos ou qualquer outro tipo de crime.
“Inicialmente faremos uma reunião com o nosso grupo, depois convidaremos à Polícia Militar, Ministério Público e demais autoridades municipais para promover alguns debates. Queremos mostrar à população que estamos buscando um espaço adequado, para assim não ter problemas com a polícia e nem com a população”, diz.
Conforme a assessoria de comunicação da Polícia Militar na cidade, a ação foi deflagrada em atendimento à requisição do Ministério Público, em face às reiteradas reclamações dos moradores dos loteamentos residenciais próximos da região, como o Barão do Melgaço e Santos Dumont.
Naquele final de semana, segundo a PM, além das autuações de infrações ambientais, onde os veículos com som estavam acima do permitido em Lei que é de 50 decibéis no período noturno, houve também remoção de motocicletas irregulares, autuações por embriaguez na direção e flagrante de motorista fazendo manobras perigosas. Ao todo, durante a operação, foram confeccionados 7 Boletins de Ocorrência Policial (BOP), com 9 pessoas conduzidas à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp).
Texto: Redação FV
Fonte: Folha de Vilhena
Foto: Divulgação