O combustível está sendo restringido a 10 litros por veículo
Motoristas em Vilhena já estão enfrentando filas nos postos de combustível da cidade. A gasolina e óleo diesel começaram a esgotar nos estabelecimentos por conta da paralisação nacional dos caminhoneiros, que já está no seu terceiro dia.
Os caminhoneiros protestam contra o preço dos combustíveis nas refinarias e os impostos que incidem sobre eles. Reclamam também dos frequentes reajustes que fazem parte da política de preços da Petrobras, em vigor desde julho.
Ao que tudo indica, o pouco combustível que ainda concentra-se nos Postos não será suficientes para atender a demanda da cidade, que tem um frota de mais de 54 mil veículos. Acredita-se que até o final de semana a cidade ficará sem combustível.
De acordo com o boletim da Polícia Rodoviária Federal (PRF) há bloqueio em 11 pontos dos municípios de Rondônia: Porto Velho, Candeias do Jamari, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, São Miguel do Guaporé e Vilhena. Em cada uma delas, os caminhoneiros colocaram pneus para diminuir o tráfego de veículo. Apenas carros de passeio, ônibus, ambulâncias e caminhões com cargas vivas e perecíveis estão conseguindo passar pelas barricadas. Já caminhões acima de ¾ devem ficar parados.
Muitos empresários, agricultores e mototaxistas também estão unindo-se à causa. Em todos os pontos bloqueados pelos caminhoneiros não foram registrados de incidentes, ou seja, a paralisação está sendo pacífica.
Texto e foto: Redação FV