“Temos que ter atenção, muito cuidado para que as crianças se protejam e os pais não chorem por suas perdas. É muito triste ver uma pessoa sair e não voltar mais para casa. Vamos tomar cuidado no trânsito”, disse Claudinéia de Oliveira, responsável pela educação do trânsito da Ciretran do município
Caracterizado pela comemoração de datas como o dia do trabalhador, das mães, de pentecostes e de Corpus Christi, o mês de maio também levanta algumas bandeiras como a conscientização no trânsito. Mês amarelo, como é lembrado, maio se destaca com campanhas e palestras diversas realizadas para trazer informativos e ajudar a prevenir e explicar para motoristas, pilotos e pedestres algumas formas de evitar acidentes de trânsito.
Esse ano as palestras já se iniciaram na EMEIEF Bianca e Leonardo, no bairro Embratel em Vilhena. Contando com a presença de cerca de 150 crianças, a palestrante Claudinéia de Oliveira, responsável pela educação no trânsito da Ciretran de Vilhena, realizou na manhã dessa quarta-feira,09, uma palestra para explicar aos pequenos alguns pontos importantes sobre como lidar e se comportar no trânsito.
“O objetivo é orientar os alunos, para que eles se protejam no trânsito, para que assim também eles nos ajudem a melhorar as condições no trânsito de Vilhena, que está bem caótico”, explicou Claudinéia, enfatizando a importância de se ter crianças conscientes de como agir em determinadas situações de tráfego de veículos e motocicletas.
Abordando assuntos como o uso de cadeiras específicas para crianças menores de cinco anos e a punição para pais que andam com crianças menores de sete anos na carona de motocicletas (pode-se até ganhar a suspensão da carteira e ser impossibilitado de pilotar por até um ano), a coordenadora da ação também contou com a ajuda dos pequenos que contaram suas experiências no trânsito e fizeram do momento informativo muito mais interessante e produtivo.
“Essa semana não teremos outras palestras, mas nas próximas semanas estaremos visitando outros lugares, oferecendo atividades educativas e palestras educacionais do trânsito”, finalizou Claudinéia, chamando atenção para a importância das pessoas, tanto crianças quanto adultos, terem consciência ao dirigirem seus veículos, motocicletas, bicicletas e mesmo ao estarem como pedestres, para evitarem situações graves de acidentes, ou até mesmo fatais.
Texto: Mizellen Amaral
Fotos: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena
Fonte: Folha de Vilhena