Em sua última visita no município de Vilhena, o governador Daniel Pereira (PSB) visitou a Casa de Rondon, no antigo telegrafo para averiguar a situação do local e na oportunidade realizar um pedido através de vídeo solicitando o apoio para recuperar e ativar o ponto turístico no município. Há mais de 20 anos fechado, o espaço conta hoje apenas com algumas máquinas e muita sujeira.
Em reunião, na capital, com membros do Ministério Público Federal, Daniel sinalizou o interesse em zelar pelos patrimônios públicos do Estado, destacando a proteção e preservação de todo percurso da estrada de ferro Madeira Mamoré – EFMM na capital, além do Forte Príncipe da Beira em Costa Marques e a Casa de Rondon em Vilhena.
Em conversa com a procuradora da República, Gisele Bleggi, o governador enfatizou vários pontos e defendeu a preservação dos patrimônios do Estado. Em Vilhena, o ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon relembrou que a Casa de Rondon é o símbolo do município.
No ano de 2012, na administração do ex-prefeito José Luiz Rover, a casa passou por uma ampla reforma. A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Cultura (Semec) e na época o ex-secretário de esportes informou que realizariam a fase de aquisição dos pertences do Marechal Cândido Rondon, que haviam sidos retirados do local após a desativação do museu. Segundo a Semec, para a reforma e reativação do museu o convênio inicial com o governo federal foi firmado em R$ 235 mil. A reforma na casa foi realizada, mas o ambiente continuou desativado e com visitação de turistas proibida pela aeronáutica.
Em dezembro do ano passado, o ex- superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar esteve em Manaus para uma reunião com o comandante da Base Aérea, em busca de uma solução para a Casa de Rondon.
Em 2015, a Casa de Rondon foi tombada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como patrimônio histórico e cultural do País. E o impasse que ainda impede a recuperação do local é que o ponto turístico se encontra em uma área da Aeronáutica e no momento não é permitida a entrada de pessoas para visitação.
A assessoria informa que na reunião entre o governador e a procuradora ficou definido que o governo apresentará ao MPF todas as ações que tem realizado em prol dos patrimônios históricos de Rondônia.
Também participaram da reunião representantes da Superintendência de Turismo (Setur), da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).
Ainda na visita em Vilhena, a prefeita Rosani Donadon (MDB) relembrou quando o local era área de recreação por inúmeros visitantes. “Aqui funcionava o zoológico e museu Marciano Zonoecê. Todo final de semana as famílias vinham visitar o espaço e descobrir mais sobre a história da nossa cidade, do nosso Estado”, disse a mandatária. Rosani afirmou que lutará para reativar a casa turística do município.
Texto e fotos: Folha de Vilhena