O ex-deputado federal Maurício Calixto da Cruz morreu devido a complicações renais na manhã desta segunda-feira (16) em Porto Velho. Segundo familiares do ex-parlamentar, Maurício estava hospitalizado e lutava há algum tempo contra uma doença que lhe comprometia os rins.
O velório será realizado na noite desta segunda, na central da Igreja Metodista Wesleyana, na Rua Paulo Leal, Centro. O sepultamento está previsto para às 16h desta terça-feira (17) em um cemitério particular.
Maurício Calixto nasceu em Arcos (MG) no dia 23 de abril de 1949, filho de Mário Calixto da Cruz e de Margarida do Carmo Cruz. Atualmente, era servidor público da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) e radialista.
Formado em direito pela Faculdade de Mogi das Cruzes (SP) em 1978, transferiu-se para Rondônia, onde foi eleito deputado estadual no pleito de 1986. No início do ano seguinte tomou posse na ALE-RO, mas licenciou-se para assumir a Secretaria Estadual de Administração, onde permaneceu até o final de 1988.
Nas eleições de 1990, candidatou-se a uma vaga na Câmara dos Deputados. Eleito, assumiu o mandato em fevereiro do ano seguinte, participando dos trabalhos legislativos como titular da Comissão de Minas e Energia e suplente da Comissão de Finanças e Tributação.
No pleito de 1994 disputou uma vaga no Senado, mas não foi eleito. Deixou a Câmara ao término do mandato, em janeiro de 1995. Retornou à Secretaria de Admistração do Estado de Rondônia, no governo de Valdir Raupp, mantendo-se no cargo até junho de 1995, quando assumiu a diretoria geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Maurício Calixto foi também corregedor da Câmara de Vereadores de Porto Velho e um dos proprietários do jornal O Estadão do Norte e da Rádio Eldorado, de Porto Velho.
Fonte: G1/RO