Integrantes do Ministério da Educação (MEC) que compõem a comissão que avalia a implantação do curso de Medicina estão na cidade de Vilhena inspecionando as instalações da faculdade Unesc e toda a estrutura da rede pública de saúde que dará suporte à formação dos alunos, como Hospital Regional, UBS e estabelecimentos que ofertam atendimentos pelo SUS. Os dois avaliadores foram recebidos pela prefeita Rosani Donadon (MD), secretário de saúde, Marco Aurélio Vasques, deputada Rosangela Donadon, diretores da faculdade onde será implantado o curso, entre outros.
Durante uma reunião que aconteceu no gabinete da chefe do executivo, o secretário Vasques apresentou planos e projetos que o Município irá executar para atender os acadêmicos do curso, dentre eles, um Centro Especializado de Programa de Saúde com quartos que será construído anexo ao Hospital Regional (HR).
Vasques salientou também que a gestão quer fazer um trabalho diferenciado com os acadêmicos de Medicina, levando-os assim como aos residentes da saúde em família e aos assistentes da saúde mais perto da população, ou seja, envolvendo-os em projetos que envolvam famílias de bairros carentes. “Queremos realizar um trabalho face a face. Tenho certeza que essa ação irá melhorar e mudar completamente a realidade da saúde pública de Vilhena”, diz o secretário.
Padilha, um dos avaliadores aproveitou para parabenizar as ações que são desenvolvidas na área da saúde na cidade e frisou que o curso de Medicina vem para servir o SUS e não o SUS para servir o curso.
Após a reunião que durou cerca de duas horas, os representantes do MEC estiveram visitando durante o dia todas as unidades de saúde, bem como o hospital para depois enviar um relatório ao MEC.
Para a prefeita, a visita é uma oportunidade de demostrar que o Município está estruturado para receber um curso desse porte, e acredita que em breve terão respostas positivas, uma vez que os representantes da comissão gostaram muito de Vilhena e da proposta.
Caso a autorização seja confirmada pelo MEC, a expectativa é da realização de um vestibular especial para o curso.
Texto e fotos: Redação Folha de Vilhena