“Esse é um dos governos mais bem avaliado do Brasil e vamos continuar o compromisso assumido em 2015 nas ruas e conquistado em 2016 nas urnas porque estamos no rumo certo. O governador Confúcio Moura trouxe o barco chamado Rondônia até aqui, e é um projeto coletivo que prosseguirá’’, garante Daniel Pereira que na tarde desta sexta-feira (6) tomou posse do governo de Rondônia em solenidade realizada no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira.
Daniel terá oito meses pela frente, data do fim da atual gestão, para trabalhar as ações estratégicas de continuidade do governo. ‘‘É tempo suficiente para terminar esse ciclo iniciado pelo governador Confúcio Moura. Seria pouco tempo se fossemos um novo governo, o que nós temos é um trabalho que foi planejado em 2011, executado no primeiro ciclo até 2014 e renovado, agora compete a mim levar esse legado até o dia 31 de dezembro’’, afirma o governador.
Juntos, Confúcio e Daniel ao lado de toda equipe técnica levaram Rondônia a ter uma das poucas economias crescente do país. Mesmo com os contratempos na economia nacional, Rondônia não teve nenhum ano de crescimento negativo do Produto Interno Bruto (PIB). ‘‘Temos esse prazer de ser o Estado a ter a maior parte de suas metas cumpridas, muitas nem estavam no planejamento inicial. Avançamos em muitas áreas. Nós conseguimos implantar, por exemplo, o transplante rins e córnea, há uns cinco, seis anos, mal o Estado dava conta de tratar malária. O governador deixa um legado fantástico e nós vamos continuar trabalhando’’, garante Daniel.
Ele ainda lembrou dos feitos de outros ex-governadores de Rondônia. ‘‘O governador Piana tirou Rondônia da escuridão. O nosso governador Raupp deixou para Rondônia o Porto Público, único alfandegado do Norte do Brasil e é hoje entrada e saída de mercadorias do mundo para Rondônia e de Rondônia para o mundo. Nosso querido Bianco, entre outros feitos, implantou a Idaron e hoje Rondônia é um dos maiores produtores de carne do Brasil. Cahula e Cassol fizeram muitas estradas’’, afirma.
A Confúcio Moura que deixou o governo para concorrer a novo cargo político, o agora governador Daniel Pereira fez uma homenagem especial. ‘‘O governador Confúcio Moura deixa um legado que outros tentarão imitar, mas eu duvido que consiga fazer tanto. Ele nos ensinou a distribuir calcário, a produzir peixe, nos ajudou a ser o grande produtor de café e nos mostrou que o barco pode navegar atendendo ribeirinhos brasileiros e bolivianos’’, disse Daniel reforçado a admiração e gratidão a Confúcio.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes/ Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia