Doações podem continuar sendo feitas diariamente no Hemocentro de Vilhena, mesmo após o término da campanha
Termina hoje (28/03) às 20:00hrs o prazo para a campanha de cadastro para doação de Medula Óssea e sangue realizada a partir de um projeto desenvolvido pelo vereador Rafael Maziero, denominada Voto Pela Vida. A coleta que teve início na segunda-feira (26) tinha a expectativa de receber em média setenta pessoas para fazer a doação sanguínea, mas segundo informações do Hemocentro Regional de Vilhena o número de doadores foi baixo nessa edição.
Com duas campanhas realizadas anteriormente, cerca de duzentas e dez pessoas já participaram do projeto desde que ele se iniciou, somando por volta de oitenta e quatro litros de sangue já captados. Essas doações, segundo Jonathan Pagani, Chefe de Gabinete do Vereador Rafael Maziero, são distribuídas pelas várias cidades de Rondônia como Porto Velho e Cacoal, de acordo com a necessidade de uso.
O Chefe de Gabinete explica que esse projeto visa ajudar na contribuição da população vilhenense já que o Hemocentro se faz muito carente nessa questão, mesmo com as campanhas desenvolvidas por entidades religiosas e empresas privadas, pois o município é muito grande e o serviço é distribuído também para outras localidades.
Jonathan Pagani comentou que “a campanha está com um horário especial no dia 28 indo até às oito da noite, porque tem muitas pessoas que trabalham no período da manhã e da tarde, então elas poderão estar indo no período noturno”. Ele ainda relata que “a campanha é um modo simbólico que o Vereador Rafael Maziero encontrou para poder, além do seu trabalho que vem desenvolvendo, agradecer os votos que foram confiados a ele, então é um objetivo alcançar a mesma quantidade de litros de sangue que foi a quantidade de votos”; e mesmo que seja um pouco complicado alcançar essa meta, ele afirma que a campanha continuará sendo promovida enquanto o mandato do Vereador vigorar.
Michelle Toledo, Assistente Social responsável pela captação de doadores do Hemocentro, esclareceu alguns requisitos básicos para fazer tanto a doação de sangue quanto de Medula Óssea, dizendo: “Para ser candidato à doação de medula a pessoa tem que ter mais de dezoito anos, e não ter conhecimento de nenhuma doença infectocontagiosa como AIDS, autoimune, etc. Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, dormir no mínimo seis horas na noite anterior, vir alimentado, ingerir bastante liquido, pesar acima de cinquenta quilos, não ter passado por cirurgia recentemente e não estar fazendo tratamento médico”.
Guilherme Teixeira de 21 anos, autônomo, está doando sangue pela primeira vez na campanha, embora já tenha passado pelo procedimento uma vez em Porto Velho, diz: “é uma forma de salvar vidas, por mais que nós não saibamos quem vai ser o beneficiado, é um gesto de gratidão e de amor”. Para Gisele Souza, 25 anos, que está doando pela primeira vez por conta de um tratamento que estava fazendo anteriormente, o sentimento de estar fazendo a doação é de gratidão, sorrindo ao comentar: “essa campanha é muito importante, pois podemos salvar muitas vidas”.
O Hemocentro de Vilhena atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e está localizada na Avenida Jô Sato, número 405, Bairro Jardim América.
Texto: Mizellen Amaral
Fotos: Mizellen Amaral/Divulgação
Fonte: Folha de Vilhena