Com apenas 15 anos, Cristian Ribera, da cidade vizinha de Cerejeiras, no cone sul do Estado, disputou na modalidade do esqui cross-country. O menino nasceu com artrogripose, uma doença congênita rara que afeta as articulações das extremidades. Após realizar 21 cirurgias de correção nas pernas, ele integrará a delegação brasileira e fará história para o país na Coreia do Sul.
Após deixar Cerejeiras, para morar em Jundiaí, São Paulo em busca de tratamento para sua doença, ele conheceu o esporte logo cedo, aos 4 anos de idade. E passou por natação, tênis, capoeira e atletismo antes de se “descobrir” no esqui cross-country.
A modalidade foi apresentada a ele há três anos, após uma parceria da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) com a Fundação Agito, braço desenvolvedor do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) para difundir e fomentar a prática da modalidade no país.
Competindo contra atletas de países tradicionais em esportes de neve, o rondoniense terminou a prova do esqui cross-country 15km sentado na histórica sexta colocação. Cristian terminou a prova em 46min35s02.
Fonte: GLOBOESPORTE.COM