As residências em Intensivismo, Reabilitação Física e o curso de Aperfeiçoamento em Radiologia são inéditas em Vilhena, já as de Saúde Mental, Obstetrícia e Urgência e Trauma que já formaram profissionais abriram novas vagas, diz o secretário de saúde.
Oitenta profissionais na área de saúde classificados no Processo Seletivo do Programa de residência médica e multiprofissionais, foram recepcionados na manhã desta quinta-feira, 01 de março, pela prefeita Rosani Donadon e pelo secretário de saúde, Marcos Aurélio Vasques. As boas-vindas ao ano letivo aconteceu no auditório da prefeitura.
As residências em saúde são especializações na modalidade pós-graduação que integram ensino e serviço, ou seja, o profissional é inserido no ambiente de trabalho e também conta com aulas teóricas.
Neste ano, o Governo Federal disponibilizou para todos os municípios 1.402 bolsas para estudantes, e Vilhena foi contemplada com 126 bolsas. As residências foram aprovadas no início do ano e, logo em seguida foi publicado o processo seletivo.
As 80 vagas para médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, terapia ocupacional e psicólogos foram para os programas em área profissional de saúde como: Medicina de família e comunidade; Aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e em área multiprofissional da saúde como: Enfermagem obstétrica e Atenção Psicossocial; urgência/trauma, intensivismo e reabilitação física e saúde da família e comunidade.
Para concorrer, os candidatos tiveram que fazer o processo seletivo que contou com quase 350 inscritos. Após o resultado da classificação, apenas 12 recursos foram apresentados.
A prefeita destacou em seu discurso a importância da residência e pediu aos novos profissionais que sejam carinhosos e cuidem da população do município.
“As residências representam melhoria nos setores da saúde. Esperamos que cada residente deste receba os pacientes com carinho e amor, pois essa especialização é uma oportunidade para o profissional”, diz Rosani.
Cada residente receberá R$ 3.330,43 (Três mil e trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos), que será pago pelo Ministério da Saúde.
Texto: Redação (*Informações da Semcom)
Foto: Semcom