Como forma de homenagear o município de Vilhena pela passagem de seu aniversário, celebrado no dia 23 de novembro, a professora Lívia Maria de Oliveira, educadora do curso de História no Centro Estadual de Educação Jovens e Adultos (CEEJA), juntamente com os alunos do 3º ano preparam vários trabalhos que fazem parte de um projeto educacional que visa destacar a trajetória do Município nestes 40 anos de história política e administrativa.
Conforme a professora, o trabalho que faz parte da disciplina de História de Rondônia contou com a participação de 70 alunos, que foram divididos em várias turmas. Ainda segundo a educadora, o objetivo do trabalho era realizar pequenos vídeos que mostrassem o antes e o depois da cidade, que também é conhecida como Portal da Amazônia.
Os três trabalhos também serão publicados nas redes sociais
Todos os trabalhos foram apresentados em sala de aula e, os próprios alunos escolheram três que serão apresentados nesta reportagem. Cada vídeo tem um tema central – história de Vilhena – mas, eles foram abordados de formas diferentes. Inclusive um deles tem até uma tradutora de Libras e foi todo filmado no Parque Ecológico da cidade inaugurado neste ano.
Os outros dois vídeos contam com cenários como a sede da prefeitura de Vilhena, Faculdade de Rondônia (Unir), Casa Rondon, Aeroporto Brigadeiro Camarões, dentre outros.
“Os alunos se empenharam muito para fazer o trabalho. Gostaram tanto da ideia que rapidamente abraçaram o projeto. Eles foram atrás de fotos, fizeram pesquisas, e o resultado está aí”, ressaltou a professora Lívia.
A professora contou ainda que 90% dos alunos que participaram do projeto nasceram em Vilhena, ou seja, vivenciaram as mudanças que a cidade teve, uma vez que eles tem entre 20 e 35 anos.
O projeto foi dividido em etapas: aulas teóricas/práticas/debates, e contou com a participação das três turmas do 3º ano (A,B e C).
Texto e foto: Redação FOLHA DE VILHENA
Vídeos: Divulgação