Na Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Assistência Social está organizando uma expressiva campanha informativa à sociedade acerca do risco e consequências da contaminação pelo Zika Vírus por mulheres em período de gestação. A campanha se justifica dado ao expressivo aumento de casos da doença registrados na cidade pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Devido à gravidade da situação a própria Prefeita Municipal, Rosani Donadon, está acompanhando o planejamento da campanha, que vai às ruas ainda esta semana. O vereador Samir Ali, também preocupado com o assunto, propôs parceria com a SEMAS e está patrocinando os panfletos que serão distribuídos ao público.
A dimensão do caso pode ser entendida através dos registros oficiais acerca da incidência de casos confirmados de contaminação pelo Zika Vírus na cidade de dois anos para cá. Em 2.005 foram registradas duas notificações, com um caso confirmado laboratorialmente. No ano passado os registros saltaram para 420 notificações, com 272 confirmações laboratoriais, sendo que destas trinta e quatro são gestantes. Também há registro de um caso de morte de bebê por Microcefalia confirmada – só não se sabe se a mãe estava contaminada com o Zika – além de um natimorto e um recém-nascido falecidos, cujas mortes estão sendo investigadas pela ANVISA em virtude da suspeita de porte da anomalia. “Não é um problema criado pela nossa gestão, mas é nossa responsabilidade enfrentar e reverter este quadro”, disse a prefeita.
Apesar da alçada da Secretaria Municipal de Assistência Social com relação a tal situação ser pequena – apenas a distribuição de repelentes de mosquito para grávidas cadastradas no programa Bolsa-Família, a titular da pasta, Ivete Pires da Costa levou o caso ao conhecimento da Prefeita Municipal, no sentido de contribuir com a Secretaria Municipal de Saúde no combate ao problema. “A administração municipal funciona porque trabalhos em equipe, e quando alguém detecta uma situação grave relativa ao Município, levamos o caso à prefeita não para criar mal-estar com os demais gestores, e sim para contribuir visando sempre à melhoria das condições de vida dos vilhenenses”, explicou Ivete.
Por sua vez, o vereador Samir Ali não mediu esforços para ajudar o Executivo no enfrentamento da questão. “Estamos somando com a Prefeitura no sentido de proteger a saúde de nossas gestantes, e sinto-me honrado por participar desta importante ação”. Finalizando, a Prefeita Rosani Donadon elogiou o espírito de equipe demonstrado pelo grupo de trabalho da SEMAS pela iniciativa, destacando também a iniciativa do vereador em contribuir. “O apoio vem numa hora propícia, pois dado as exigências protocolares para tramitação de processos envolvendo gastos demanda em tempo, mas devem ser obedecidas. Por isso, ao patrocinar a confecção dos panfletos Samir acelerou o processo e nos aproximou mais rápido da execução, permitindo que levemos as informações sobre a questão à comunidade.
O pit stop da SEMAS está agendado a princípio para a sexta-feira próxima (27), na Avenida Major Amarante esquina com a Marques Henrique, entre 08hs e 10hs.
Fonte: SEMCOM