O Hospital de Câncer de Barretos firmou parceria com a Secretaria Municipal de Sáude (SEMUS) para realizar, anualmente, o exame de mama na cidade. 236 mulheres serão atendidas até sexta-feira, 27
Solange Aparecida de Lima, 45 anos, moradora de Vilhena há 17 anos e mãe de três filhos – um homem e duas mulheres – há dois anos realiza o exame de mama na carreta do Hospital de Câncer de Barretos, que já está no Município para atender às vilhenenses.
Em entrevista à equipe de reportagem do site FOLHA DE VILHENA, Solange ressaltou a importância de se fazer a mamografia. Ela que tem históricos de câncer na família frisou também que a prevenção deve estar em primeiro lugar. “Esta é a segunda vez que realizo o exame na carreta. É super tranquilo e rápido. Em casa quando vou tomar banho faço o autoexame para ver se tem algum caroço na mama, mas como não consigo definir ao certo o que é nódulo ou não, prefiro fazer o exame para tirar minhas dúvidas. Por isso, todo ano eu faço o agendamento com antecedência”, diz a moradora.
Conforme a Gerente da Policlínica de Especialidades, Elizabete Camargo, a carreta rosa do Hospital do Câncer de Barretos que chegou à cidade de Vilhena ontem (23) com uma enfermeira, um técnico em enfermagem e um radiologista, irá realizar 236 mamografias em mulheres acima de 40 anos que fizeram o agendamento na segunda semana de setembro até a primeira semana de outubro.
Ainda conforme Elizabete, servidores do Hospital Regional, das unidades básicas, da Policlínica João Luiz, além dos profissionais da Residência Multidisciplinar, de Urgência e Trauma e da Enfermagem Obstétrica estão dando total apoio à realização de outros exames, já que além das mamografia na carreta estão sendo realizados exames com Ginecologista, Endocrinologista, Cardiologista, Oftalmologista e preventivos na Policlínica.
A carreta do Hospital de Câncer que possui equipamentos de alta tecnologia está estacionada na frente da Policlínica João Luiz da Silva, perto do Banco do Brasil, no centro da cidade e ficará naquele local até sexta-feira, 27. O atendimento acontece das 07h às 17h30. Logo, a unidade móvel poderá ser encontrada no estacionamento do Atacadão. Na ocasião serão atendidas mais 100 mulheres, que também tiveram suas consultas agendadas.
O Município, apesar de contar com um aparelho de mamografia, não está realizando os exames. Motivo: o aparelho está quebrado. Contudo, o Centro de Regulação está recebendo os pedidos para que o exame seja realizado por uma clínica especializada.
Sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada, quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro e deve ser realizado uma vez por ano em toda mulher com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.
Texto e fotos: Redação FOLHA DE VILHENA