O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) quer que o projeto de energia solar, que deverá ser implantado no novo prédio do Legislativo Estadual, seja um modelo que possa ser utilizado pelas mais de 400 escolas estaduais de Rondônia. A ideia é que as escolas possam ter placas de captação de energia solar, reduzindo em cerca de R$ 20 milhões ao ano os gastos com energia elétrica.
“Estamos em fase de estudos para a implantação desse sistema de captação de energia, que é mais barato, gera energia limpa e contribui com o meio ambiente. É um desafio, pois se trata de um projeto amplo e inovador, mas que pode ser o precursor de um novo modelo que queremos ver implantado nas escolas estaduais e, quem sabe, nos demais prédios públicos”, disse Maurão.
O parlamentar esteve em São Paulo na semana passada e visitou o Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, (LSF-IEE/USP), que funciona desde 1995. Lá, foi recebido pelo professor e pesquisador Aurélio Souza, que apresentou toda a estrutura de funcionamento do projeto, com detalhes sobre custos e de redução de gastos com energia elétrica.
Ainda na semana passada, Maurão de Carvalho trouxe o pesquisador para conhecer a estrutura do novo prédio, dando início aos estudos de viabilidade para a implantação do sistema de captação de energia solar. Além de gerar energia solar a partir de placas instaladas no estacionamento, o pesquisador mostrou a possibilidade de um telhado também servir de base para captação fotovoltaica.
ALE/RO – DECOM – Eranildo Costa Luna
Foto: Marisvaldo José