O prazo para o recadastramento biométrico em Vilhena está quase em sua fase final e cerca de 28 mil eleitores do Município não aderiram ainda ao sistema que encerrará as atividades no dia 31 de outubro.
O projeto que é de autoria do Tribunal Regional Eleitoral iniciou a medida obrigatória no dia 04 de julho deste ano, em Vilhena. Os atendimentos estão sendo realizados por servidores da Justiça Eleitoral, da Prefeitura e da Câmara dos Vereadores no prédio da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato situado em frente à Praça Nossa Senhora Aparecida de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
O eleitor que não realizar a atualização dos dados junto à justiça eleitoral terá o título cancelado e terá uma série de impedimentos, tais como: de votar, tomar posse em cargo público, obter passaporte ou identidade, fazer matrícula em instituição de ensino pública, fazer cadastro em programa social do governo, obtenção de documentos que exijam certidão de quitação eleitoral e, além disso, o cidadão poderá pagar uma multa à Justiça.
Segundo o representante da Justiça Eleitoral, Fábio Zanco, 50% dos eleitores já realizaram a biometria, mas o número de pessoas baixou nos últimos dias para o recadastramento. “Todos nós estamos preocupados. Não queremos que os eleitores deixem para a última hora. O prazo não será prorrogado, e os riscos são grandes”, explica.
A importância do recadastramento
A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Não existem duas impressões digitais iguais. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.
Como fazer o recadastramento
Os eleitores de Vilhena deverão comparecer à biblioteca municipal (posto de atendimento) com os seguintes documentos: título eleitoral (caso possua), documento de identidade com foto e comprovante de residência dos últimos três meses. As impressões digitais e a foto serão colhidas na hora.
Além disso, desde o dia 17 de julho, a 4ª Zona Eleitoral em parceria com o Comando da Polícia Militar em Vilhena está levando os eleitores de bairros mais distantes do centro da cidade até a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato para fazerem o recadastramento biométrico. O transporte é feito em um micro-ônibus cedido pela Polícia Militar e dentro do veículo há um servidor da Justiça Eleitoral que auxilia os eleitores.
*(Informações Assessoria)
Por Abel Labajos
FOLHA DE VILHENA