A próxima consulta será em Cuiabá no dia 25 deste mês, familiares e amigos tentam acelerar as vendas das rifas
Com apenas, 16 anos, a jovem Raianny Melissa de Souza Santos foi detectada em julho deste ano com uma doença denominada, Ceratocone, doença rara que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas.
Raianny visitou a redação do site Folha de Vilhena, acompanhada do pai Hailton Rosa dos Santos e relatou o grande impasse que vem sendo enfrentando por eles. Desde 2013 a jovem se queixava sobre os incômodos na visão e dores de cabeça, foram realizados exames de vista, mas apenas prescrevido um par de lentes, ou seja óculos.
Em outubro do ano passado, Hailton conseguiu marcar uma consulta para o mês de janeiro e levou à filha para ser atendida por um profissional na área de oftalmologia em Vilhena. Após avaliar a jovem o médico prescreveu um colírio e um óculos e marcou o retorno para seis meses depois. Em julho, durante o retorno, o doutor noticiou a doença mas aconselhou à família a buscar imediatamente um especialista, em Porto Velho ou Cuiabá para confirmar.
Sem muitos recursos, o pai foi com a filha até a capital de Rondônia e o médico confirmou a doença. Informando também que a jovem já havia perdido cerca de 82% da visão do olho esquerdo e 36% do olho direito.
O Ceratocone é uma doença hereditária, mas possui cura, ela atinge jovens entre 13 e 16 anos. A cirurgia pode impedir o aumento da doença. A família optou em realizar a cirurgia em Cuiabá, mas a ação custa quase R$ 20 mil reais, entre cirurgia, passagem, alimentação, remédios, hospedagens, exames, retorno e outras despesas. Foi então que entrou o desespero da família: onde conseguir esse dinheiro?
Há 23 anos morando em Vilhena, Hailton possui um número grande de amigos e com a ajuda da família conseguiram a doação de uma cama box, com o apoio da Gazim, e de uma batedeira para serem sorteadas no dia 16 de outubro.
Com a doença, Raianny teve que interromper os estudos e passou a viver de maneira mais restrita, evitando contato direto com o sol ou luz forte. A vida da adolescente simplesmente mudou da água para o vinho com descoberta dessa doença, tão jovem correndo o risco de perder por completo a visão, caso a cirurgia não seja realizada o quanto antes, a garota também precisou parar com o esporte, ela jogava futebol no time do Barcelona em Vilhena.
A próxima consulta da jovem, está marcada para o dia 25 de setembro, que custa R$ 650 o valor da consulta, fora as despesas da viagem. Os pais, amigos e familiares estão tentando vender a Ação entre amigos para ajudar com as despesas. Porém, caso alguém queira ajudar com doações e patrocínios a conta bancária está no nome da adolescente:
Conta bancária:
Caixa econômica federal – Agência 1825 – Conta Poupança: 00051934 – Operação 013.
O sorteio da Ação entre Amigos “Salve os olhos da Raianny” será realizada no dia 16 de outubro pelo programa Vale Tudo, da Rádio Planalto.
Redação