O objetivo do grupo é incentivar a fluência da fala e promover interatividade entre os pacientes
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Vilhena realiza desde fevereiro atividades com um grupo de pacientes com gagueira.
Ocorreu na última semana uma aula de relaxamento ao ar livre e piquenique com três adolescentes que compõem o grupo. A fonoaudióloga responsável pelo projeto pontuou principais objetivos e melhoras já apresentadas.
De acordo com a fonoaudióloga idealizadora do grupo, Aline Araújo, o CER atendia livre demanda e recebeu este grupo de pacientes com gagueira. “Formamos o grupo em fevereiro e iniciamos as atividades. No grupo trabalhamos técnicas para que eles desenvolvam coordenação pneumofonoarticulatória e consigam desenvolver a fluência na fala. Hoje eles estão tão sintonizados que criam propostas para as aulas e interagem via WhatsApp fora do CER”, explicou a profissional.
A fono Vanusa Volpini enfatiza que a interação entre eles também facilita a melhora. “Eles percebem no grupo que outras pessoas possuem o mesmo problema que eles. Essa comunicação social os ajuda a amenizar a gagueira. Além disso, criamos um ambiente onde eles diminuam a tensão, que é uma das causas da doença”, finalizou.
Além de Aline e Vanusa, o CER conta com mais dois fonoaudiólogos. De acordo com o coordenador do CER, Yargo Machado, a unidade tem conscientizado os pacientes sobre os tratamentos. “Eles têm que saber que a terapia tem início, meio e fim e que num determinado tempo, eles estarão com esse tratamento finalizado para que haja rotatividade nos atendimentos aos pacientes. Temos priorizado o bom atendimento a cada um dos usuários dos nossos serviços. O CER vive hoje uma era de evolução e melhoria”, disse Yargo sobre o sucesso do trabalho do grupo de gagueira.
O secretário municipal de saúde lembrou que o Centro de Reabilitação estará em novo local no ano que vem. “Terão estrutura e equipamentos novos que proporcionarão entusiasmo aos servidores e pacientes. O CER em 2017 já recebeu profissionais, ampliou o escopo e teve os veículos recuperados. No ano que vem a nova instalação vai consolidar essas melhorias”, salientou Março Aurélio Vasques.
A prefeita Rosani Donadon comemorou as conquistas do CER. “Muitos não sabem desses atendimentos maravilhosos que acontecem naquela unidade. A reabilitação traz de volta a esperança da pessoa e é esse o nosso objetivo”, encerrou.
Fonte: Semcom