Corpo de Bombeiros está alertando a população de Vilhena (RO) sobre os vários incêndios em terrenos baldios. Na última quarta-feira (26), por exemplo, um incêndio gerou uma alta nuvem de fumaça na Avenida Sabino Bezerra de Queiros, no Parque São Paulo.
Em contato com o Corpo de Bombeiros, os militares disseram que já haviam sido notificados sobre o fogo, mas em uma triagem realizada não foi necessário de intervenção.
Recentemente, segundo a corporação, um morador também ateou fogo em entulhos e não conseguiu controlar. Com isso, as chamas se espalharam para outros locais.
Incendiar terrenos baldios é crime e os responsáveis serão autuados e multados, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).
Por telefone, os Bombeiros repassaram dicas para pessoas que tem moradias muito próximas desses terrenos que são incendiados:
- Ter sempre um aceiro, ou seja, a limpeza de um terreno em volta de propriedades para impedir propagação de incêndios de no mínimo de cinco metros.
- Molhar o terreno próximo da residência, para que o fogo não chegue com força ao local.
- Ficar em local ventilado quando houver um alto nível de fumaça.
- Se o incêndio for muito grande, chamar o Corpo de Bombeiros.
Colocar fogo em terrenos a fim de limpar a área é crime. A lei 9.605 de 12 fevereiro de 1998, artigo 54 diz: “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, com pena de seis meses a um ano de reclusão e multa”.
A lei municipal de Vilhena, no artigo 322, prevê multa que varia de R$ 1mil reais a R$ 2mil para quem causar incêndios.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) tem realizado campanhas para conscientização das queimadas em perímetro urbano.
De acordo com a Semma, qualquer incêndio deve ser denunciando pelos números (69) 9 8479-5052 e (69) 9 8148-6188.
Fonte: G1/RO
Foto: Christian Wentz