Em 2016, a cidade de Vilhena registrou 64 homicídios, e desse total, foram elucidados 26, ou seja, 40%
No final da manhã desta quinta-feira, 27, o Diretor Geral da Polícia Civil, Dr. Eliseu Miller Siqueira, o Diretor de Polícia do Interior, Delegado Arismar de Araújo e o Delegado do setor de homicídios, Núbio Lopes de Oliveira falaram sobre a implantação da Delegacia Especializada no combate a crimes contra a Vida, diante da escalada de violência na cidade.
Conforme o Delegado Arismar, a delegacia especializada foi instituída pelo Decreto 21.758 de 28 de março de 2017 e, a partir dessa data foi instituída uma equipe específica que irá cuidar dos crimes de homicídios em Vilhena.
O Diretor Geral, Eliseu Miller salientou que, a implantação da delegacia especializada é uma proposta da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), para reforçar o combate contra esse tipo de crime. Miller disse também que, atualmente, o município de Ariquemes conta com uma delegacia especializada, que desde sua instalação o município registrou uma diminuição de 13.3% no quesito homicídios. Os municípios de Ji-Paraná e Cacoal também, em breve, contarão com essa estrutura.
Por meio de um gráfico, o Diretor de Polícia do Interior mostrou que os municípios que contam com delegacia especializada cerca de 60% dos casos de homicídios foram resolvidos. Já os homicídios solucionados por delegacias regionais chega a 40%.
– Na região do cone sul, em 2016 foram registrados 76 homicídios, desse total, 38 foram solucionados, incluindo as cidades de Colorado, Cabixi e Cerejeiras, o que corresponde a 50%. Em Cacoal foram elucidados 74% dos casos, um índice de primeiro mundo em elucidação desse delito. Em Ariquemes, os homicídios também foram apurados com grande especialidade – diz Arismar de Araújo.
Ele destacou também, que no ano passado, o município de Vilhena registrou 64 homicídios e, desse total, foram elucidados 26, ou seja, 40%, podendo chegar nos próximos dois anos a 60% de elucidação. Já em todo o Estado, foram registrados 447 homicídios, sendo elucidados 229, perfazendo em percentual – 51%.
O Delegado de Homicídios em Vilhena, Núbio enfatizou que, a população irá ter respostas à altura, e que o mesmo comprometimento que se dá aos demais crimes, se dará aos crimes de homicídio.
Conforme o Delegado Regional da Polícia Civil, Fábio Campos, a delegacia de homicídios irá funcionar dentro da Delegacia Civil (DPC), em anexo à Delegacia Regional.
Texto e foto: Redação