Em Rondônia, o mês de julho está sendo dedicado ao combate e prevenção das hepatites A, B, C, D e E. Segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) a campanha ‘Julho Amarelo’ é voltada para pessoas com mais de 40 anos. Todos os postos de saúde, em qualquer município, estão fazendo testes gratuitos para detectar a doença.
O objetivo da campanha é intensificar as ações de prevenção e controle das hepatites virais. Os trabalhos serão realizados até o próximo dia 28, para chamar a atenção para a doença que, de acordo com a agência, é silenciosa, não apresenta sintomas e se não for tratada, pode causar sérios problemas à saúde.
Dados divulgados pela Agevisa apontam que três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. Além disso, este tipo de hepatite tem como principal forma de transmissão o contato com sangue, além de ser considerada atualmente a maior epidemia da humanidade, cinco vezes superior à Aids/HIV, e a principal causa de transplantes de fígado. Não tem vacina.
Segundo a coordenadora do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Gilmarina Silva Araújo, Rondônia, Acre e Amazonas são os únicos estados brasileiros com ocorrências de hepatite D (Delta, VHD), que só ataca pacientes infectados pelo vírus da B, que é o segundo tipo com maior incidência, via sexual e contato sanguíneo.
Fonte: G1/RO