A operação busca reforçar a vigilância no espaço aéreo sobre a região das fronteiras entre Brasil, Bolívia e Paraguai
Para acompanhar de perto os trabalhos realizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) no âmbito da Operação Ostium chegou à cidade de Vilhena, na manhã desta quarta-feira, 05, o Ministro da Defesa, Raul Jungmann. O encontro com oficiais da aeronáutica aconteceu no Aeroporto Brigadeiro Camarão.
Em março de 2017, a Força Aérea Brasileira deflagrou a megaoperação Ostium – uma das maiores já realizadas em termos de abrangência e duração. A operação que segue até dezembro deste ano, tem o objetivo de reforçar a vigilância no espaço aéreo sobre a região das fronteiras entre Brasil, Bolívia e Paraguai, diminuindo a zero o número de voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico.
Na Operação Ostium, a FAB faz uso de diversos tipos de aeronaves e radares, mantendo o serviço de alerta da área de fronteira 24 horas ativado, com atuação imediata e possibilidade de abate em casos suspeitos.
Em Vilhena, o ministro que esteve acompanhado da prefeita da cidade, Rosani Donadon e do Deputado Estadual, Luizinho Goebel visitou as instalações da aeronáutica e verificou in loco o trabalho por eles realizados.
Após um entrevista rápida com a imprensa local, o ministro da defesa que visita à cidade de Vilhena pela segunda vez – a primeira foi em janeiro deste ano – embarcou com destino a outras cidades fronteiriças – Guajará-mirim e Costa Marques.
Raul Jungmann, também estará nesta quinta-feira, 06, em Porto Velho, participando da comemoração aos 50 anos da primeira Operação do Projeto Rondon, no Palácio das Artes. O evento que dará início as atividades da Operação “Rondônia Cinquentenário” será realizada em 15 municípios do estado, envolvendo 310 rondonistas voluntários e 30 Instituições de Ensino Superior.
FAB já interceptou aeronave com drogas
No mês de Junho, um caça A-29 da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião bimotor matrícula PT-IIJ que transportava 500 quilos de cocaína. Ao não cumprir as orientações apresentadas pela defesa aérea, a aeronave foi interceptada na região de Aragarças (GO) e pousou na região rural de Jussara (GO).
Texto: Redação
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil