Todos os eleitores vilhenenses, inclusive os que solicitarem as operações de alistamento e transferência serão atendidos de segunda-feira a sexta-feira, na Biblioteca Municipal, na Praça Nossa Senhora Aparecida, das 08h às 17h. Recadastramento biométrico é obrigatório para todos os 63 mil eleitores
Inicia na próxima terça-feira, 04 de julho, no município de Vilhena o recadastramento biométrico de 63 mil eleitores. A medida que é obrigatória, é uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Rondônia (TER/RO). Quem não realizar a atualização dos dados junto à justiça eleitoral terá o título cancelado.
Durante uma coletiva com a imprensa local na manhã desta quinta-feira, 29, a chefe do cartório da 4º Zona Eleitoral, em Vilhena, Fabíola Canuto explicou que, a revisão biométrica é necessária para tornar o processo eleitoral mais seguro, garantindo dessa forma que ninguém voto em seu lugar, bem como para diminuir o número de abstenções.
Ela informou também que o eleitor que não fizer a transferência do título para o novo método adotado pelo TRE, não poderá participar do próximo pleito eleitoral e se inscrever em concursos públicos, não conseguirá solicitar empréstimos em bancos oficiais, nem obter passaportes, além disso, não poderá renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, terá problemas com a CPF, entre outras consequências.
A chefe do cartório mencionou também que os eleitores sempre deixam para regularizar os documentos nos últimos dias de campanha, fazendo com que filas enormes sejam formadas nos locais de atendimento.
– A justiça eleitoral não quer que acontece em Vilhena o que aconteceu nos municípios de Cacoal e Ji-Paraná, onde muitos eleitores tiveram seus títulos cancelados porque deixaram para o último dia, a regularização do documento. Se em Vilhena se deixar de recadastrar 20 mil eleitores, compromete totalmente uma eleição – ressaltou.
O recadastramento que se estende até o dia 31 de outubro, será realizado no prédio da Biblioteca Municipal, Monteiro Lobato, localizado na Praça Nossa Senhora Aparecida. Os atendimentos acontecerão de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 17h. Cinquenta pessoas, entre servidores da justiça eleitoral, Prefeitura e Câmara de Vereadores serão capacitados para atenderem à população durante os quatro meses.
Vale ressaltar que o cartório eleitoral, localizado em frente à prefeitura estará fechado para outros atendimentos de 03 a 28 de julho.
Como fazer o cadastramento
Os 63 mil eleitores em Vilhena deverão comparecer à biblioteca municipal (posto de atendimento) com os seguintes documentos: título eleitoral (caso possua), documento de identidade com foto e comprovante de residência dos últimos três meses. As impressões digitais e a foto serão colhidas na hora.
Chupinguaia
Conforme Fabíola, os eleitores do município de Chupinguaia só realizarão o recadastramento biométrico no mês de outubro. O processo será realizado no próprio município.
Vilhena será o terceiro município do cone sul do estado a ter a implantação do sistema biométrico. De acordo com a chefe do cartório, os municípios de Colorado e Cabixi já contam com a biometria.
Texto e fotos: Redação