Foi realizada na tarde desta última sexta-feira, 17 de fevereiro, a cerimônia de abertura do ano letivo da unidade do presídio feminino de Vilhena. Um evento simples que emocionou as detentas da unidade e todas as pessoas que prestigiaram a cerimonia.
O projeto “Educar para o Bem” foi implantado em 2005 com o intuito de promover a formação acadêmica e a ressocialização das detentas, mas o mesmo só vem sendo reconhecido e tomando destaque desde a última gestão.
Hoje, a unidade conta com instituições parceiras, entre elas a Escola Cristo Rei que está a cargo do ensino fundamental, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA que está a cargo do ensino médio e o ensino superior que tem como parceira a Faculdade da Amazônia – FAMA.
Falando em ensino superior, na oportunidade a mantenedora da Fama, Drª Rosangela Cipriano e a Diretora Geral, Patricia Clara estiveram na unidade prisional para fazer a inscrição da detenta Sandra que passou no vestibular da faculdade e fará o curso de psicologia. Sandra irá estudar gratuitamente os cinco anos do curso e os professores irão até a unidade ministrar as aulas. “Ficamos felizes em poder contribuir com o aprendizado da moça, sugiro que as demais detentas tenham fé porque ainda irá aparecer muitas oportunidades como esta e uma de vocês poderá ser a próxima”, disse a diretora da faculdade.
Vale ressaltar que esta é a primeira vez à nível estadual que uma detenta receberá aula dentro do presídio.
Nesta segunda-feira, 20, se iniciará a maratona de aulas e, para começar a professora e psicóloga Drª Patrícia Clara abrirá com chave de ouro o curso de psicologia na unidade, nos dias seguintes as aulas serão ministradas pela professora Marcela Marinho, professora Wenner Daniele Venâncio e professor Daniel Toledo.
Texto e foto: Redação