O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Francisco Bezerra, recebeu o secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani. Na agenda, a cedência de armazéns da Conab para o município de Vilhena e também o pedido para a construção de um armazém de grãos a granel em Cerejeiras.
O presidente da Conab colocou à disposição um técnico do órgão para auxiliar o governo do estado no projeto do silos para Cerejeiras. O secretário Padovani explicou que o governador Confúcio Moura deseja um estudo do valor desse empreendimento e elaboração do projeto para que seja discutido junto com a iniciativa privada.
“O governador também está buscando outras linhas de créditos junto ao governo federal para a implantação de um secador de grãos no município de Cerejeiras”, destacou, Padovani.
Sobre o pedido de cedência do armazém de Vilhena, Padovani comentou que a administração da prefeita Rosani Donadon demonstrou interesse em uma parceria para que no espaço tenha a unidade de um centro de distribuição de calcário. Ele esclareceu que também há interesse para que o município utilize a estrutura para guardar as patrulhas mecanizadas que atendem os produtores do município.
O presidente da Conab disse que vai estudar o pedido e tão logo dará uma resposta.
Evandro Padovani disse ainda que no município de Ouro Preto do Oeste já houve a cedência de uma unidade da Conab que está sendo utilizada por uma cooperativa de produtores rurais da região. Segundo ele, em breve haverá uma agenda em Rondônia com a presença do ministro interino da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, juntamente com o presidente da Conab formalizando a cedência definitiva do armazém.
O secretário Padovani destacou que é de conhecimento da Conab o grande avanço da agricultura no estado e ainda sugeriu que a Conab tenha pelo menos uma unidade capacitada no estado para fazer a estocagem de grãos do café para o armazenamento da safra de Rondônia. “Nós queremos chegar em 2019 com a safra em torno de quatro milhões de sacas/ano de café conilon robusta de excelente qualidade.
Participaram também da reunião, o superintendente de Desenvolvimento de Rondônia, Basílio Leandro; a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel; e o chefe de gabinete da Conab, Júlio Sérgio de Melo Júnior.
Fonte: Rondo Rural