Nos dias que ele está de plantão, quase não sobra espaço no corredor do Hospital Regional, em frente à sala de pré-parto
Apesar da triste precariedade que Vilhena enfrentou na área da saúde nos últimos anos, o trabalho prestado por alguns profissionais ficaram e ficarão marcados para sempre na vida de muitas famílias, em especial das gestantes.
Sabe-se que a saúde, em especial, o Hospital Regional do município nunca tinha enfrentando tamanha crise como esta dos últimos períodos. Falta de medicação e materiais descartáveis, falta de comida, leitos sem lençóis e até mesmo colchão, demora absurda nos atendimentos, falta de UTI, enfim, inúmeros itens que nem precisam ser citados, a própria população se recorda perfeitamente.
Porém, em meio a tanta crise e medo de ficar doente, surge um cantinho de brilho e amor. “Sim, bastava entrar pelos corredores, se em frente à sala do pré-parto estivesse lotado de gestantes, dava aquele alívio. Era dele o plantão!!”, disse uma mãezinha. Quem nunca ouviu falar no famoso Dr. Renato Grun Bueno? Pois bem, lhe apresentamos então.
Formado em 1980 pela Universidade Federal de Pelotas, hoje com 62 anos, médico há 37 anos, seria impossível contar quantos partos já foram realizados por ele. Considerado por elas (gestantes) “o queridinho das mãezinhas”, Drº Renato com seu carisma, cuidado, humildade e responsabilidade cativou um carinho especial no coração de todas as gestantes a quem atendeu.
O site Folha de Vilhena atendendo ao pedido de uma avó que passou por momentos de tensão na gestação de sua filha, resolvemos então selecionar depoimentos e fotos que relatam um pouco o trabalho desse grande profissional.
Maria Rosa, conta que sua filha, Maria Caroline, 17 anos, teve uma gravidez de risco por ter crises de epilepsia, além de fazer o uso de medicamento controlado. Fez-se todo o acompanhamento pelo CRESAMC, com neurologista e demais cuidados. E então através de ultrassom, perceberam também que o bebê, era pé congênito, uma má formação conatural em que o bebê já nasce com um pé virado para dentro e além de estar com o cordão umbilical enrolado no pescoço.
“Já no final da gestação, ao terminarmos todo o processo do pré-natal, Caroline foi encaminhada a fazer diariamente o acompanhamento no Hospital Regional. Sendo assim, em todas as visitas ao pré-parto ouvíamos aquelas histórias, que não tinha medicamento, não tinha profissionais, enfim, cada dia faltava alguma coisa”, disse Maria Rosa.
Como a gravidez era de risco, houve-se até um boato de que a jovem seria encaminhada para ter bebê na capital do Estado. “Foi aí que surgiu esse anjo”, disse Maria.
Na primeira avaliação, o médico já informou que não seria necessário encaminhar a jovem até Porto Velho, orientando a paciente. No dia “tal de janeiro”, Caroline passou o dia com contração e a noite entrou em trabalho de parto. Maria Rosa levou sua filha ao Hospital, onde passou a noite em observação, ganhando alta na manhã seguinte por outro médico. Porém, a mãe relata que uma técnica que estava de plantão percebeu que sua filha não estava bem, chamando imediatamente o Drº Renato que estaria de plantão naquele dia e relembrando o caso da jovem.
“Antes de fazer o parto da minha filha, ele tomou todas as medidas cabíveis, com neuro, pediatra, anestesista, enfim. Todo carinho e atenção que a gente jamais imagina que irá receber num lugar público, onde quase não há condições de se trabalhar dignamente. Toda a equipe daquele plantão, enfermeiras, técnicas, foram sensacionais”, desabafou.
Neto João Guilherme – filho de Maria Caroline e Renato.
Maria Rosa é Pedagoga e Bacharel na área de Psicologia, e sabe da importância de um bom atendimento neste momento tão lindo que é tornar-se mãe.
“Primeiramente quero agradecer especialmente ao Dr. Renato, pelo acolhimento, cuidado e atenção ao Parto da minha filha no dia ‘tal de janeiro’. Diante das dificuldades encontradas na saúde publica o mesmo se mostrou presente, fornecendo orientações de valor imensurável, colaborando assim, para que a cesariana fosse realizada com a certeza dos procedimentos fidedignos. Agradeço imensamente as técnicas de enfermagem (centro cirúrgico), pelo apoio necessário na realização dos procedimentos e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para este momento, o meu muito obrigado!”
E você acha que acabou? Para a produção desta homenagem, nossa equipe de reportagem publicou na rede social uma postagem, em busca de fotos e depoimentos de experiências com o Drº Renato e não poderia ser diferente né?! Veja abaixo fotos e relatos que foram selecionados, devido a grande quantidade.
Mary Isadora – “Fui mãe de primeira viagem. Estava com tanto medo. Mas ele tirou aquele medo q eu estava, conversou comigo. Levou-me até o centro cirúrgico. E depois ainda recebi 2 visitas dele após o parto para saber como a neném e eu estávamos. É o melhor!”
Thaíza Souza – mãe de Enzo Miguel 1 ano de 3 meses hoje. “Drº Renato é maravilhoso, atencioso, não existe melhor”.
Elisa Godinho “Ele fez muito por mim e pelo meu bebê. É um ótimo médico e de uma responsabilidade incrível. Ele iria viajar um dia após o nascimento do bebê e antes dele ir, ele passou na Neo Natal, filmou meu bebê e levou as filmagens para mim no quarto, para me tranquilizar e disse que estava tudo bem, já que eu não tinha visto o meu bebê depois do parto (só de longe). Poucos ou quase nenhum médico faria isso! Sou encantada por ele”. (Sem foto)
Mari Araujo – “Melhor cirurgião. Dois partos com ele. Salvou minha vida e dos meus gêmeos. Tive trombose em duas gestação, se não fosse ele, não sei o que teria sido. É o melhor!” (Sem foto)
Cristina Poiani “Sem sombras de dúvida o melhor! Quando estava grávida passei por muitos momentos difíceis na gestação e Deus sempre o colocou no meu caminho quando parava naquele hospital. Grande pessoa, excelente profissional, muito humano acima de tudo! SEREI SEMPRE GRATA PELO QUE FEZ POR MIM!”. (Sem foto)
Pollyanna Codrignani – “Ele é excelente! Pena que não tenho foto. Eu tive uma gravidez nas trompas cheguei com hemorragia interna e ele já havia encerrado plantão, me encontrou no corredor sendo levada às pressas e não havia chegado o outro médico. Ele parou, olhou e foi falando às enfermeiras que preparassem a mesa de cirurgia, pois senão, eu ia morrer colocou novamente sua roupa ligou para minha mãe e disse sua filha está a beira da morte tentarei o possível. Os médicos diziam que não teria mais jeito a hemorragia era grande, ele pediu que me desse a anestesia e ele se responsabilizaria e me operou salvando a minha vida, acompanhou meu quadro o tempo todo, do começo ao fim. Sou muito grata a ele por não ter desistido de mim naquele dia”. (Sem foto)
Jessica Fernandes – “Minha gravidez foi de risco, saí de Porto Velho para ter o parto em Vilhena. Minha pressão aumentou e tive que fazer uma cesárea, pós-parto tive hemorragia e fui levada para UTI. E Drº Renato foi empurrando minha maca e tentando me acalmar, eu estava em prantos ao saber que corria risco de morte e poderia deixar minhas duas filhas sós. Se não fosse esse anjo posto por Deus para salvar minha vida não poderia estar com minhas filhas hj. Todo meu respeito e profunda gratidão ao Drº Renato”. (Sem foto)
Poliane Ribeiro – “Ele fez a cirurgia das minhas duas filhas, não tirei foto, mas posso dizer com toda certeza que esse médico é um anjo, é uma pessoa maravilhosa, muito carinhoso e atencioso, excelente profissional. Agradeço primeiramente a Deus e segundo ele porque trouxe minhas filhas ao mundo”. (Sem foto)
Edileuza França – “Ele é um ótimo médico. Tive minha filha com ele, há 11 anos. Tenho certeza que ele é o melhor, tinha que ter mais médicos como ele, atencioso, calmo, excelente profissional. Drº Renato Bueno, sem dúvidas é o melhor. PARABÉNS RENATO POR SER O PROFISSIONAL QUE VC É”. (Sem foto)
Neide Lima –“Eu tenho e uma história linda, o Dr fez o parto da minha mãe quando nasceu meu irmão e minha mãe fez uma homenagem ao Drº dando nome de Renato ao meu irmão. Passados 27 anos o Drº Renato fez parto da filhinha do meu irmão e sem planejar, pois quando minha cunhada veio ganhar a bebê o Dr. Renato estava no plantão”.
Kerllys Vasques Jacob – “Não foi ele quem fez meu parto, infelizmente. Mas ele é um médico maravilhoso, na minha gravidez fiz acompanhamento com ele e ele é simplesmente é o melhor obstetra q tem em Vilhena, sou fã dele”.
Késia Renata – “Eu nasci em Vilhena, no Hospital Santa Helena, no dia 29 de outubro de 1981. Minha mãe era auxiliar de enfermagem no hospital, morava numa casinha de madeira aos fundos do hospital, era mãe solteira e o Drº Renato sempre foi muito gentil e bom pra ela. Ele achava que seria um menino e sempre dizia que se fosse menino se chamaria Renato, mas veio uma menina, eu. Késia Renata em homenagem a ele”.
Ana Carolina – mamãe de Ícaro Miguel Lima.
Geane Beltrani – mamãe do Enzo Gabriel – Está com 6 meses hoje, nasceu dia 13/07/2016
Priscila Marmentini – mamãe de Aghata Gabriely.
Érica Morais – “Quando fui ter o meu segundo bebê eu iria completar 31 anos e na sala de espera estavam mais 2 meninas bem mais novas que eu. E escutei ele falar que iríamos todas para sala de cirurgia pq ele não gostava de ver mulheres sofrer no seu plantão. Fora a música que ele coloca pra gente se acalmar. É maravilhoso não tem médico igual”. (Sem foto)
Jesica Labajos – mamãe de Pedro Arturo, nascido em 16/02/2015. “Ter um filho, no momento em que a saúde do nosso município não está nada boa, onde se falta remédios, materiais e profissionais não é nada fácil. Deus tem um proposito na vida do Drº Renato, tornou-se um anjo querido. Não é toa que em seus plantões não tem espaço para passar no corredor. Quando a pessoa é ótima naquilo que faz, a fama se espalha e não há quem consiga apagar o brilho. Obrigada por tudo Drº Renato, Deus te abençoe infinitamente”.
Angélica Labajos – mamãe de Joanna Labajos de Andrade “Ter o Drº Renato naquele hospital é a certeza e segurança de que tudo sairá bem. Não desmerecendo os outros médicos, mas Drº Renato tem um carisma indescritível, uma humildade cativadora e confortadora. Olha no olho, fala com serenidade, acalma. É isso que uma mãezinha precisa nos últimos dias de gestação: atenção! Parabéns Drº Renato pelo brilhante trabalho“.
Mariana Ceruti Ferreira – mamãe de Guilherme Ceruti Mota – “Parabéns Dr. Renato Bueno! Parabéns meu doutor, meu médico incansável! Que tua dedicação e amor sejam uma constante neste papel tão importante que você tem desempenhado. Trazendo a luz da vida aos nossos filhos, a todo cuidado e atenção dado a nós Mamães. Por nos ouvir e nos proporcionar tamanha alegria. Seu caráter, sua ética-profissional, o impulsiona ao mais nobre e elevado trabalho da vida, o de trazer vidas ao mundo! Meus sinceros e felizes agradecimentos”.
Texto: Redação
Fotos: Arquivo familiar