Secretários de Saúde dos 52 municípios de Rondônia se reúnem com o secretário de estado, Williames Pimentel, para expor e buscar soluções aos problemas de cada município no que se refere às condições da saúde pública nessas regiões. Essa integração só se tornou possível quando há 23 anos foi criada a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), onde os administradores discutem pactos e votam medidas propositivas através de um colegiado. O fórum trata a respeito de negociação entre estado e municípios quanto aos assuntos relacionados à implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o secretário de Saúde de Nova Brasilândia, José Carlos Gomes, este é um momento importante para a saúde pública nos municípios do interior, uma vez que “são nesses encontros que podemos pedir ajuda e expor as nossas dificuldades quando não conseguimos resolver alguns problemas. Confiamos na resolução desses desafios porque enxergamos o estado como nosso parceiro, pois nos ajuda com materiais permanentes e de consumo”.
A CIB é composta por nove representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e por nove membros do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). As cadeiras são ocupadas por técnicos e gestores com vasta experiência em administração pública.
O secretário Pimentel destacou que as dificuldades existem e devem ser resolvidas por meio de ações e mecanismos para que todos os municípios recebam ajuda do estado. “É importante o esforço de todos para juntos oferecermos um bom atendimento e qualidade de saúde pública para os usuários do SUS. Esta foi a última reunião da CIB do ano e procuramos deixar todas as dificuldades sanadas para começarmos um novo ano com mais força e garra”, reforçou o secretário.
Secom – Governo de Rondônia