A professora, jornalista e pesquisadora Maíra Bittencourt do Departamento de Jornalismo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, realizará em Vilhena dois eventos de lançamento do livro O Príncipe Digital.
No dia 30 de novembro ela receberá à imprensa e a comunidade para um bate-papo na livraria Café e Letras, e no dia 1º de dezembro, proferirá palestra para os estudantes de jornalismo da UNIR, no auditório da Unir Vilhena.
A obra apresenta reflexões sobre os problemas sociais, políticos e comunicacionais que afetam o Brasil. Com base em uma pesquisa realizada em 74 manifestações populares, entre os anos de 2013 e 2015, em 25 estados e no Distrito Federal, a autora propõe a reformulação e atualização do conceito de Príncipe. Levando adiante a teoria criada por Maquiavel, O Príncipe Digital, aponta que se vive não apenas uma crise no jornalismo, mas em todo o modelo de organização da sociedade, isso envolve o sistema capitalista, democrático e estruturado nas atuais bases de poder vigentes nas sociedades ocidentais.
O livro já foi apresentado ao público no estado do Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Sobre a autora
Maíra Bittencourt é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Professora Adjunta no curso de jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atuou durante 10 anos em emissoras de televisão como âncora, repórter e editora. Atualmente se dedica à pesquisa e à docência. Investiga as áreas de Convergência Midiática, Jornalismo Digital Multimídia, Jornalismo Audiovisual, Net-ativismo e Mobilização Social nas Mídias Digitais e Crowdsourcing. Trabalha com a metodologia da Grounded Theory aplicada aos estudos das Mídias Digitais. Integra o grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, na ECA-USP. É autora do livro O Príncipe Digital (Ed. Appris, 2016), Coautora da obra Tecnologia pra quê? ( Ed. Armazém digital, 2011) e possui capítulos nos livros Economia Política das Indústrias Culturais: comunicação, audiovisual e tecnologia. (Ed. MediaXXI, 2012), Economia Política da Comunicação: Convergência tecnológica e inclusão digital. (Ed. Mauad, 2011), TV digital, Economia Política e Democracia. (Ed. Unisinos, 2010).
Fonte: UNIR