Trinta atletas de Rondônia participaram da etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê que aconteceu em São Paulo do dia 12 a 15 de outubro. O evento teve a participação dos melhores atletas do Brasil e os rondonienses Josenilton Alves da Silva, Tiago Souza Lopes e Carlos Eduardo Capistrano Cândido voltaram com a medalha de ouro no pescoço.
Após inserir no cronograma de treinos do karatê o crossfit, o sensei Erivelton Duarte conta ter tido melhores resultados e afirma que nessa etapa pôde observar a melhora na performance dos atletas.
– Os treinos de crossfit tiveram pelo menos 50% da responsabilidade da melhora em nosso condicionamento físico. O karatê para gente hoje é 50% físico e 50% técnica. Com crossfit pude ver a diferença, tanto que o estado hoje pode dizer que tem três campões brasileiros na modalidade e um total de 11 medalhas nesse campeonato, entre elas ouro, prata e bronze – fala Erivelton.
Com o foco nos campeonatos de 2017, Erivelton conta que esse ano foi o último em quem os atletas campeões competiram em eventos estaduais.
– Já voltamos a treinar tanto no karatê como também no crossfit. Nosso foco será para campeonatos nacionais, quero colocá-los para competir com atletas de fora já pensando na Olimpíadas de Tóquio – comenta.
Fonte: Globoesporte