Na última sexta-feira, 14 de outubro de 2016, a Formação Sanitária do 3º BPM – Batalhão de Polícia Militar, em Vilhena, realizou um evento para marcar a sensibilização do tema Outubro Rosa: campanha mundial de prevenção ao câncer de mama. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama e alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres.
Antes da palestra, as acadêmicas do 6º período de Enfermagem da UNESC/Vilhena dirigiram um momento de descontração com ginástica laboral ensinando como realizar movimentos funcionais que relaxam e fortalecem a musculatura. A ginástica laboral se realizada com frequência ajuda a prevenir lesões por esforço repetitivo (LER/DORT).
A enfermeira Ana Paula, da Unidade de Saúde do Bairro Industrial ministrou uma palestra às policiais femininas do 3º BPM onde os temas trabalhados abrangeram tanto a prevenção ao câncer de mama e também ao câncer do colo de útero. Informações úteis para que a mulheres saibam se cuidar e procurar ajuda médica quando detectam alguma alteração. Ao final, realizou-se um café da manhã, um momento de confraternização com as participantes.
Texto: Tenente PM Dent Luana Kaiser/Jornalista Lenilson Guedes
Fotos: Folha de Vilhena