Entre os mais de 4 mil candidatos, alguns nomes chamaram a atenção dos eleitores que decidiam em quem votar para vereador em Rondônia. Nomes como ‘Cagado’ (PRP), Roupa Velha (PMN), Galera (PMDB), Mão (PDT), Bejim (PTB) e Paçoca (PRB), por exemplo, foram eleitos nas eleições municipais 2016.
No Vale do Jamari, os nomes registrados no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) mais diferentes foram Forofa Mototaxi (DEM), Sukata (DEM), Fuscão Preto (PDT), e Rafael É O Fera (DEM) em Ariquemes, ‘Sobre Cú’ (PPS) em Campo Novo de Rondônia e ‘Grethen do Bolinha’ (PDT), ‘Gancho’ (PV), ‘Gordinho do Escritório’ (PDT) em Caucalândia e Bizante dos Onibûs (PRB) em Machadinho D’Oeste.
Em Seringueiras, no Vale do Guaporé, Pezão da 26 (PP) foi eleito com 222 votos, diferente dos colegas Baiano Doido (PMDB) e Negão do Zé Goleiro (PP), que receberam menos de 30 votos. Em Santa Luzia do Oeste, Titanic (PP) e Tristeza (PR) fizeram sucesso.
Nomes próprios como Begislene (PDT) de Ministro Andreazza e Edgonio (PMN) de Buritis também chamaram a atenção. Ainda em Buritis, os apelidos ‘Sorriso’ (PMDB), ‘Mil’ (PMN), ‘Abias Cabeça Branca’ (PSDB), ‘Telão’ (PP), Dona Ana do Pé de Galinha (PTN), ‘Pena Grande’ (PRP) e ‘Mocreia’ (PSC) se destacaram durante a pesquisa.
Alguns candidatos preferiram utilizar nomes de animais em seu registro, como o Jacaré (PMDB) de Monte Negro, Cutia (SD) de Campo Novo de Rondônia, Lobo (PDT) de Ariquemes, Sabiá (PP) de Urupá, Boto (PROS) e o Zé do Peixe (PRB) de Ji-Paraná, o Tatuzinho (PSDB) de Governador Jorge Teixeira, Galinho (PMN) de Alto Alegre dos Parecis, Joaquim Lagartixa (PTN) e o Furão (PV) de Vilhena, João Grilo (PTN) de Alto Paraíso, João Leitoa (PTB) de Nova União e Formiguinha (PSD) de Pimenteiras do Oeste.
Personagens com nomes conhecidos pela população em geral também marcaram presença nas eleições 2016, como o Chapolin (PSDC) de Alta Floresta do Oeste, Chapeuzinho (PRP), o Baby (PPS), Ratinho ‘nome que você conhece’ (PSL) e a Chiquinha (PSDC) de Cacoal, a Barbie (PSD) de Porto Velho, Pelézinho (PP) e Cabeção (PSB) de São Miguel do Guaporé, Tafarel (PMDB) de Urupá, Maria do Bairro (PR) de Vilhena e Fala Mansa (PSB) em Espigão D’Oeste.
Na Zona da Mata, se destacaram os apelidos Mão (PDT), Caçula (PSB), Massabarro (PMDB), Biro Biro o Fera dos Teclados (PSL), Jabá Moreira (PRP), Zequinha do Cimitério (PSOL), Luzia do Zé Panela (PMDB) e Massabarro (PMDB) em Cacoal, além de Zico da Muleta (PPS) e Paraguaia (PT do B) em Rolim de Moura, Cocó (PSDC) em Espigão.
Já na principal cidade do Cone Sul destacam-se os nomes Orando Café (PV), Tabalipa – O Aranha (PV) e Natal da Mecânica (PTB). No município de Colorado do Oeste, Bula Spanhol (PSB), Pézinho do Radiador (PMDB) e Zé Boa noite (PP), enquanto em Chupinguaia se candidataram Alicate (PV), Xaxa do Guaporé (SD), Boy (PSB), NET (PV) e Gaguinho do Táxi (PV). Em Pimenteiras tentaram se eleger Pinduca (PP), Bacana (PMDB) e Primo (PP).
Fonte: G1