PM E DETRAN
Convênio assinado pelo governador Confúcio Moura, Departamento Estadual de Transito (Detran-RO) e Polícia Militar garante R$ 4 milhões e 600 mil para ações de educação e fiscalização de trânsito com a aquisição de material de consumo, equipamentos e veículos para atender o trabalho das unidades policiais nos municípios rondonienses.
O diretor-geral adjunto do Detran, Antônio Manoel Rebello, explicou que o convênio tem vigência de 24 meses e poderá ser prorrogado. “O Detran fará a aquisição de kits com o material necessário para o trabalho dos policiais que atuam na fiscalização de trânsito”, pontuou.
Os kits, definidos a critério da Polícia Militar, foram organizados em três tipos. O primeiro, a ser repassado para unidades policiais das cidades com maior número de habitantes ao longo da BR-364, irá conter motocicletas 300cc; caminhonete; computadores; notebooks; impressoras; cinquenta cones; vinte coletes refletivos; uma tenda personalizada e um balão personalizado.
O segundo kit destina-se à cidades menores, contendo também motocicletas; veiculo; notebook; computador; impressora; vinte sinalizadores em led para cones; tenda personalizada; trinta coletas refletivos e balão personalizado. O terceiro e último kit atenderá a Companhia Independente de Trânsito, em Porto Velho, e dele devem constar dez computadores de mesa; dez notebooks; projetor multimídia; filmadora digital; quatro veículos; quatro tendas PVC desmontável; cem sinalizadores em led para cones; dez equipamentos de proteção individual para motociclistas; cinquenta cavaletes desmontáveis e outros materiais.
“Esse investimento tem por objetivo reestruturar e reforçar as atividades de educação no transito e fiscalização feitos pela PM, padronizando essa rotina nos municípios”, disse o diretor Antonio Rebello. Segundo ele, é meta do convênio fiscalizar, no mínimo, 10% de veículos automotores até o fim do primeiro ano de vigência.
Este não é o primeiro convênio feito pela gestão atual entre Detran e Polícia Militar, que atuam conjuntamente para cumprir a legislação e normas de transito. Há três anos aproximadamente, o governo de Rondônia firmou outro convênio, no valor de pouco mais de R$ 2 milhões, para a reforma da sede da Companhia Independente de Trânsito, compra de veículos e outras ações em Porto Velho, cidade que tem 250 mil veículos, a maior frota do Estado.
O diretor-geral adjunto do Detran, Antônio Rebello, disse que o órgão já está elaborando os termos de referência para a aquisição dos kits. A próxima etapa será lançar o edital e receber as propostas para efetuar a licitação. “Acredito que em sessenta dias sai a licitação”, disse o diretor, calculando que próximo ao final do ano os kits deverão ser entregues à Polícia Militar de Rondônia.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia