Mais uma vez a Escola Municipal Angelo Mariano, em Vilhena saiu na frente e trouxe para toda a comunidade escolar um projeto piloto de Educação Alimentar. A abertura do projeto de Criação de um Núcleo de Educação Ambiental e Alimentar (NEAA) que conta com o patrocínio do Banco da Amazônia e Governo Federal, aconteceu no final da manhã desta sexta-feira, 22 de julho.
Depois de alguns meses entre a elaboração e aprovação do Projeto, a direção recebeu o aval que beneficia a escola com recursos advindos do Banco BASA, assim a partir de agora uma equipe composta por oito coordenadores iniciará efetivamente o desenvolvimento do Projeto com os alunos do 1º ao 5º ano.
Na abertura oficial do Projeto foi realizada uma formação com todos os professores e demais servidores, na ocasião foram exibidos dois vídeos de conscientização alimentar (Sementes do nosso quintal e Muito além do peso) e também explicou-se a metodologia que será desenvolvida através de palestras e oficinas diretamente com os alunos. Durante o projeto serão trabalhados três módulos: Horta – Educação Alimentar e Educação Ambiental.
OBJETIVO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR – NEAA
O NEAA tem como objetivo despertar nos alunos consciência ambiental, promover hábitos alimentares saudáveis e mobilizar professores e alunos com o uso da horta. Segundo o engenheiro agrônomo Gustavo Nóbrega Lisboa, um dos coordenadores do projeto, “espera-se como resultado da implantação do NEAA a conscientização de alunos e professores no uso da horta, a efetiva criação de uma sala na escola para o desenvolvimento do NEAA, a expansão do projeto para outras escolas do município”. O mesmo encerrou sua apresentação instigando os presentes com o questionamento QUAL A NOSSA RESPONSABILIDADE PARA COM O FUTURO ALIMENTAR DAS CRIANÇAS?
Os gestores da escola Clésio Cássio Almeida Costa e Adriana Silva da Costa estão na expectativa que com o desenvolvimento do NEAA na escola os alunos criarão novos hábitos alimentares e terão uma melhor qualidade de vida alimentar. E não apenas os alunos, bem como todos os funcionários e demais envolvidos com o projeto.
A equipe de trabalho é composta pelos seguintes profissionais:
ADRIANA DA SILVA COSTA – Pedagoga
AMANDA MARTINS ESPINDOLA AREVAL – Pedagoga
CLESIO CASSIO ALMEIDA COSTA – Bacharel em Letras
GUSTAVO NÓBREGA LISBOA – Engenheiro Agrônomo
JABEZ SARAIVA – Engenheiro Agrônomo
JOÃO RICARDO DE O. JAKEMIU – Engenheiro Agrônomo
LETÍCIA DIAS TIZZIANI – Técnica em Nutrição e Dietética
LUCIANE DALAZEM – Nutricionista
Texto: Redação
Fotos: Nataly Labajos/Divulgação