Na manhã desta quinta, 7, os policiais da Polícia Civil de Cerejeiras receberam uma homenagem do empresariado da cidade. A diretoria da Associação Empresarial de Cerejeiras (ACIC) entregou um “Certificado de Gratidão” ao delegado Rodrigo Spiça, que estava acompanhado com alguns integrantes de sua equipe policial na reunião, que ocorreu na sede da associação.
“Fizemos essa homenagem para reconhecer a atuação da Polícia Civil em Cerejeiras, especialmente na dedicação em solucionar crimes em nosso município”, disse o presidente da ACIC, empresário Marcelo Ferreira Freitas.
Ao receber a homenagem, o delegado Rodrigo Spiça, que está há cerca de seis meses em Cerejeiras, disse que esse tipo de ação por parte da sociedade organizada não é comum. “Nunca tivemos uma homenagem dessas. Geralmente só recebemos cobrança, mas agora recebemos um reconhecimento que muito nos alegra”, disse.
Ainda no momento que recebeu a homenagem, o delegado da Polícia Civil em Cerejeiras expôs também as dificuldades do órgão não só no município, mas em Rondônia. “Trabalhamos hoje com um efetivo policial menor que o de 10 anos atrás. Nossa estrutura física é precária, como os senhores já conhecem. Atendemos 1.600 ocorrências no ano passado. Além disso, estamos há quatro anos sem reajuste salarial, com os nossos vencimentos que não acompanham nem mesmo a inflação do período”, disse Spiça na reunião.
Neste ano, até junho, segundo dados da própria Polícia Civil, já houve sete homicídios em Cerejeiras. No ano passado, 2015, houve apenas cinco. “A criminalidade está aumentando”, disse o delegado aos empresários. “Mas o efetivo de policiais não tem aumentado na mesma proporção”, complementou.
Ainda mais um dado fornecido pelo delegado na reunião, dos seis últimos homicídios (dois deles em Corumbiara, também de responsabilidade da delegacia cerejeirense), cinco deles já foram solucionados pela Polícia Civil de Cerejeiras, com os acusados presos, aguardando julgamento. Esses dados positivos foram mais um dos motivos para a homenagem dos empresários do município.
Em 2014, a diretoria da ACIC já tinha prestado uma homenagem semelhante à Polícia Militar de Cerejeiras.
Assessoria ACIC