Com o objetivo de combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, os membros do Tiro de Guerra fecham parceria com os agentes comunitários de saúde da Unidade Básica de Saúde Liro Hoesel do bairro Cristo Rei, em Vilhena.
De acordo com o Sargento Emanuel Denizar Moreira Muniz, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, a maior preocupação quanto ao mosquito é com as grávidas, tendo em vista que no mês passado foram confirmados 14 casos de zika vírus em gestantes, um número alarmante.
A força-tarefa tem com objetivo de conscientizar e orientar à população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti que é o causador de vários males para a sociedade. Assim, na última quinta-feira, 30 de junho, foi iniciada a ação pelos atiradores no Bairro União e Moisés de Freitas.
“Neste mês, estaremos desenvolvendo o projeto em duas fases, que consistirão da seguinte forma: visitar todas as casas, orientar, vistoriar e observar a quantidade de entulho ali depositada, assim, analisaremos se o morador tem reais condições de pagar para remover. Na segunda fase uniremos força com a Secretária Municipal de Obras para remover os entulhos dos habitantes que realmente não tem condições de pagar para remover. Estamos dispostos a resolver o problema e minimizar os riscos que traz o mosquito.”, disse o Sargento Denizar.
O Sargento também informa que os moradores que tiverem condições de retirar os entulhos do quintal e não o fizerem serão notificados e terão o prazo de dez dias para realizarem toda a limpeza da área.
Nas primeiras visitas, os agentes comunitários de saúde acompanharam os atiradores, mas agora os membros do Tiro de Guerra estão fazendo as visitas domiciliares em dupla sem a ajuda dos ACS, tendo em vista que já conhecem como é desenvolvido do trabalho. No total são 30 jovens voluntários, “graças a Deus a participação dos jovens é bastante grande”, comentou contente o Sargento.
O Sargento ainda destacou a forma positiva que a população acolheu os atiradores, ele inclusive pediu a todos que continuem recebendo e apoiando os membros. “No próximo ano estaremos fechando novas parcerias para realizar mais trabalhos sociais. A UBS Liro Hoesel está de parabéns pela iniciativa”, finalizou.
Para diretora da Unidade Básica de Saúde, Idelma Rodrigues, a força-tarefa visa eliminar focos do mosquito e conscientizar a população sobre as consequências que o vírus pode causar, podendo inclusive levar à pessoa à morte.
Texto e foto: Nataly Labajos