Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

ONG inicia Projeto visando a reciclagem de óleo de fritura em Cerejeiras


Banner


Sem título

O  Instituto Comunidade Solidária iniciou nesta semana oprojetoReciclagem de Óleo de Fritura Domiciliar na Escola Tancredo de Almeida Neves (ETAN), município de Cerejeiras, RO.

Oobjetivo é estimular o descarte correto óleo de fritura produzidos nos domicílios e de empresas. Aproposta é doar o óleo adquirido junto a população, fornecendo-os para grupos de mulheres ligados a Pastoral da Criança, AMA, Anastasis e Igrejas, que vão reutilizar na produção de sabão líquido e em barra.

- Advertisement -
- Advertisement -

A produção de óleo vegetal no Brasil é de cerca de 2,4 bilhões de litros, sendo que somente 3,5% do volume de óleo brasileiro são reciclados(PNBE, 2015). O descarte inadequado gera grandes problemas ambientais, como a contaminação do solo e água, além do entupimento de tubulações de redes de esgoto.

- Advertisement -

Para o professor Vagner Meira, do Instituto Comunidade Solidária e coordenador do projeto, “o projeto visa conscientizar toda a população Cerejeiras para realizar a coleta do Óleo de fritura, reduzindo seus impactos negativos no meio ambiente, na rede de esgoto e ajudando na geração de renda de várias famílias”, disse.

As pesquisas estimam que 1 litro de óleo possa poluir até 20 mil litros de água, elevando em cerca de 20% o custo da descontaminação da água e do esgoto.O desenvolvimento do projeto envolverá várias instituições parceiras, como as escolas ETAN, Castro Alves, CEEJA,Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), Pastoral da Criança (PC), Associação Margarida Alves (AMA), Guarda Mirim e SEDAM.

Para a professora Eliane Ângela, professora da ETAN, “as escolas possuem um papel fundamental na conscientização da comunidade sobre a importância da coleta e da reciclagem do óleo de fritura”, concluiu.

A meta é instalar até o fim do ano, até 10 pontos de coleta voluntária em várias localidades do município, com tambores de 200 litros para armazenar o óleo de fritura. Também serão realizadas campanhas de conscientização da população do município com panfletagem, palestras e pit stop.

Fonte: Assessoria

 

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z