Mais quinhentas cadeiras de rodas simples e motorizadas serão entregues, este mês, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), às regionais de saúde de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.
O anúncio foi feito pelo coordenador do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), Rodrigo Moreira Campos. Segundo ele, as regionais serão alertadas para a forma correta de preenchimento de laudos nesse setor, evitando-se dessa maneira a devolução por erros.
“Também pediremos aos usuários que por algum motivo não puderem levar o laudo até o Cero, designarem parentes de primeiro ou segundo grau para se responsabilizar pela aquisição de benefícios, entre os quais, cadeiras”, disse Rodrigo Campos.
Em janeiro, o Setor de Meios Auxiliares de Locomoção do Cero entregou 122 equipamentos – cadeiras de rodas [infantil, de adulto, para obesos], bengala canadense, cadeiras de banho, muleta axilar de alumínio. Em fevereiro, aumentou para 239, diminuindo em março para 103, e em abril, apenas 14.
O total de 478 meios de locomoção e auxiliares, no primeiro quadrimestre, resultou na média de entrega de quase quatro cadeiras por dia.
Até o início da semana, o Cero fez três viagens de caminhão até o Hospital Santa Marcelina para transportar equipamentos que serão distribuídos no interior.
Rodrigo Campos destacou a qualidade dos equipamentos. Especialmente cadeiras do tipo monobloco, para banho, com aro propulsor; para obesos acima de 90 quilos, com encosto reclinável; e para banho em concha infantil.
“Cadeiras monoblocos são leves, semelhantes às das práticas esportivas, e se movimentam com simples toques de dedos”, comentou.
Por convênio, o Hospital Santa Marcelina também oferece à Sesau órteses e próteses, essenciais para o atendimento prestado pelo Cero. A Sesau investiu R$ 250 mil no projeto de construção da oficina ortopédica, numa área de 360m² naquele hospital, na rodovia BR-364.
Fonte: Secom