Entre os dias 12 a 14 de abril, policias militares do 3º Batalhão da PM, em Vilhena passaram por um intenso programa de treinamento de qualificação, que teve como objetivo nivelar o conhecimento já adquirido desde a época da academia, treiná-lo e, por conseguinte, aprimorá-lo. Foram exatamente três dias de treinamentos e neles os policiais militares tiveram aulas teóricas, práticas de manejo de armas e tiro.
No primeiro dia de treinamento realizado na última terça-feira, 12 de abril, no próprio quartel, os policiais da turma desta semana, fizeram a aula teórica que foi instruída no período da manhã pelo Tenente PM Rudinei João Bessegato Pogere.
Em entrevista à reportagem do site Folha de Vilhena, o Tenente Rudinei explicou que na primeira etapa do treinamento, todos os policiais militares adquiriram conhecimentos importantíssimos sobre o manejo adequado das mais diferentes armas de fogo que o 3º Batalhão possui, assim como a identificação e utilização de cada munição, para que assim, na próxima etapa do treinamento, os militares realizem com o devido conhecimento teórico a montagem e desmontagem das armas de fogo sem nenhuma dificuldade.
Na segunda etapa realizada na quarta-feira, 13, mais uma vez os policiais militares em busca de aperfeiçoamento passaram pela aula prática, onde puderam ter contato direito com todas as armas disponíveis no batalhão, entre elas, pistola, revólver, metralhadora, fuzil, carabina e espingarda, inclusive, nesta segunda etapa, os militares puderam realizar a montagem e desmontagem de cada uma daquelas armas, orientações técnicas de limpeza, lubrificação e manutenção.
“Durante o treinamento todos os militares terão acesso a cada uma das armas que o comando possui assim ao final do curso todos eles vão estar prontos para trabalhar com segurança tanto deles quanto da sociedade, já que os mesmo aplicarão as técnicas corretas para cada uma das armas. Sendo assim, o treinamento básico que aprenderam no começo da carreira militar ficará no passado e para o futuro terão um conhecimento totalmente completo graças à qualidade do treinamento”, diz o Tenente Rudnei.
Por fim, a terceira e última etapa do treinamento aconteceu na quinta-feira, 14, no estande de tiros do 3º BPM localizado no setor de chácaras, um estande que segue todos os padrões e normas de segurança nacional, proporcionando ao efetivo um local para treinamento seguro, já que nele existe um paredão que suporta disparos de armamento pesado.
Nesta etapa, os policias que foram divididos em turmas realizaram atividades de postura para o tiro, visada do alvo e a prática de tiro propriamente dita com as seguintes armas: primeiro utilizaram os revólveres calibre 38, em seguida foi à vez da pistola, 40, e depois utilizaram as armas longas, entre elas, metralhadora, fuzil e carabina.
Na semana passada o Grupo de Operações Táticas da PM também realizou o treinamento e durante as aulas práticas de tiro auxiliaram os instrutores Tenente Rudinei João Bessegato, Tenente R. Silva e Capitão Thiago.
Na próxima semana mais uma turma realizará o treinamento realizado durante estes três dias.
Veja também:
Programa de treinamento para policiais militares é realizado pelo 3º BPM